IPCA sobe 0,25% em agosto e inflação volta a superar o teto da meta

05/09/2014

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado pelo governo para medir a variação de preços no mercado, variou 0,25% em agosto em relação ao mês anterior - informou nesta sexta-feira, 5, o Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE).

Acumulada em 12 meses, a oscilação foi de 6,51%. Desse modo, o índice ultrapassou, ainda que por pouco, o teto da meta estabelecida para 2014, de 6,5% ao ano.

O índice setorial que mais subiu no último mês foi o de Habitação, com alta de 0,94%. No entanto, embora o segmento de Despesas Pessoais tenha subido, no total, apenas 0,12%, é nesse setor onde estão as maiores altas de custos: os gastos com empregadas domésticas subiram 1,26%; e com energia elétrica, 1,76%.

A alta de Habitação é, em maior parte, atribuída à variação da taxa de água e esgoto, de 1,46% em agosto. Os gastos com condomínio subiram 1,35%; com artigos de limpeza, 1,31%; com aluguel, 0,66%; e com mão de obra e reparos, também 0,66%.

Os preços dos alimentos, por outro lado, têm caindo, de acordo com o IBGE. Em agosto, o setor apresentou a mesma deflação de 0,15% de julho. Em especial, batata inglesa (-17,87%) e feijão-mulatinho (-11,68%) ficaram mais baratos.

Fonte: Estadão

Categorizado em: Geral,