04/09/2014
A Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Crédito (CEBNN/CONTEC), entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT), realizou nesta quarta-feira (03), em São Paulo, a terceira reunião de negociação com a Federação Brasileira dos Bancos (FENABAN). Lourenço Prado, presidente da CONTEC, destacou que esse ano os bancários entre os principais pontos da reivindicação, está o aumento de 12,5%, correspondente a inflação do período de 6,49% mas aumento real de 6%. Nessa terceira rodada, a CONTEC e a FENABAN ESTÃO debatendo as cláusulas referentes ao tema Cessação do Contrato Individual de Trabalho e Disposições especiais e Auxílios, constantes das cláusulas:
22 – Abono de falta do estudante
23 – Ausências legais
24 – Licença maternidade
25 – Folga assiduidade
58 – Cédulas falsas
59 – Fundo de assistência
60 – Auxílio refeição e alimentação ao empregado despedido
61 – Participação em cursos e encontros sindicais
62 – Licença remunerada para acompanhar pessoa enferma da família
63 – Dispensa imotivada
64 – Adicional de férias
65 – Internalização dos terceirizados e correspondentes bancários
66 – Auxílio graduação, pós-graduação, especializações e certificações
67 – Ressarcimento de despesas com veículo
68 – Gratificação semestral
69 – Comissão sobre a venda de produtos
70 – Vale cultura;
72 – Declaração do último dia trabalhado
73 – Gratificação por tempo de serviço
74 – Auxílio transferência
75 – Isenção de tarifas e cobrança de juros menores
76 – Horário para amamentação
77 – Programa de preparação para a aposentadoria
78 – Proibição da guarda das chaves e acionadores de alarmes
79 – Proibição de transporte de numerário por bancários
80 – Estabilidade ao empregado vítima de assalto, seqüestro ou extorsão
81 – Planos de previdência complementar
83 – Plano de cargos e salários PCS
84 – Jornada de trabalho
A FENABAN se comprometeu em apresentar na próxima reunião, que está confirmada para o próximo dia 10/09, às 9h, em São Paulo, uma proposta de redação para o Desconto Mensalidade para entidades novas; e, ainda, para que os bancos se comprometam a apresentar relatório das mensalidades sindicais em prazo estabelecido.
A comissão CONTEC insistiu com a necessidade de uma cláusula específica para tratar do assédio moral. O tema é grave e tem ganhado enorme proporção na saúde dos bancários. Por isso, no próximo dia 10, irá apresentar redação para combater o assédio moral.
AVALIAÇÃO - Durante a reunião foram debatidas as cláusulas importantes da Pauta de Reivindicações dos Bancários. A CONTEC vai continuar insistindo para que o combate ao assédio moral ganhe uma cláusula específica. Pois, o tema tem de ser tratado como algo grave já que ganhou enorme proporção na saúde dos bancários.
ORIENTAÇÃO - Intensificar a divulgação das negociações para que todos os bancários das bases acompanhem o andamento das reuniões. Orientamos que as entidades sigam realizando todas as atividades planejadas para a Campanha Salarial 2014 conforme apresentadas no XLIII Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais Bancários e Securitários, em Maceio/AL.
Destacamos a necessidade das ações visto que os banqueiros irão apresentar os índices econômicos na próxima rodada de negociação.
Só unidos e mobilizados somos fortes para conquistarmos o nosso pleito!
Mais PLR!
Aumento real de salário!
Mais segurança contra assaltos e sequestros!
Vamos à luta!
CALENDÁRIO DE NEGOCIAÇÃO FENABAN
Dia 09/09 - 14h - REUNIÃO PREPARATÓRIA - local: Sede do Sindicato dos Securitários do Estado de São Paulo, localizado a Av. 9 de Julho, 40 - 14 andar, São Paulo - Capital.
Dia 10/09 - 9h/13h - REUNIÃO FENABAN/CEBNN-CONTEC - local: L’Hotel, localizado a Alameda Campinas, 266 - Jardins, São Paulo. (CLÁUSULAS ECONÔMICAS).
UGT - União Geral dos Trabalhadores