04/09/2014
A maior parte dos brasileiros é contra o casamento gay, o aborto e a descriminalização da maconha, segundo pesquisa do Ibope divulgada nesta quarta. O levantamento mostra ainda que a maioria dos eleitores é a favor da manutenção do programa Bolsa Família e contra a privatização da Petrobras. O eleitorado se divide quando é questionado sobre a pena de morte.
Entre os assuntos polêmicos, o casamento gay foi o que mais dividiu as respostas: 53% das pessoas se declararam contra, e 40% se disseram a favor.
A legalização do aborto é defendida por 16% das pessoas ouvidas pelo Ibope e rejeitada por 79%. Os números são praticamente os mesmos obtidos com relação à descriminalização da maconha: 79% são contra, e 16% são a favor.
A manutenção do programa Bolsa Família, principal bandeira do governo petista na área social, foi defendida por 75% dos eleitores; 25% das pessoas disseram ser contra a política.
Quando foram questionadas sobre o que pensavam em relação à privatização da Petrobras, 59% das pessoas declararam ser contra a entrega da estatal à iniciativa privada, e outros 22% se disseram favoráveis.
Criminalidade. O Ibope perguntou também a opinião dos brasileiros sobre a adoção da pena de morte: 46% defendem a medida, e 49% a rejeitam.
A proposta de redução da maioridade penal – de 18 para 16 anos –, por sua vez, é apoiada por 80% dos eleitores.
Polêmicos
53% dos brasileiros são contra o casamento de homossexuais
79% são contra a proposta de legalização do aborto
49% rejeitam a adoção da pena de morte no Brasil
Fonte: Ig
UGT - União Geral dos Trabalhadores