28/08/2014
As aulas – de axé, funk e sertanejo - são ministradas as segundas e quintas-feiras, das 19 às 20 horas, no Clube Social da entidade sindical, na rua Tupi, 1.000
Nas baladas da juventude não faltam atualmente nas pistas de danças da cidade, nas festas particulares e até em reuniões e churrascos familiares os ritmos musicais de axé, funk e sertanejo. Não saber dançar esses estilos nestes eventos é “ficar de fora do agito e da turma”, em alguns casos, até sentir auto-estima “em baixa”.
Não é o caso do rol de preocupações das comerciárias, sócias do Sindicato dos Empregados no Comércio de São José do Rio Preto e região (Sincomerciários), entidade filiada à UGT.
È que a entidade sindical oferece aulas de dança semanais e gratuitas às comerciárias sindicalizadas, na sede do seu Clube Social, na rua Tupi, 1.000.
As aulas de dança – para mulheres de 18 aos 50 anos - são justamente de axé, funk e sertanejo, ministradas as segundas e quintas-feiras, das 19 às 20 horas, pelo instrutor de dança Sérgio Henrique da Silva Rocha, 31 anos.
Em forma
O aprendizado das danças é dividido em três etapas, explica Rocha. A primeira é trabalhar o condicionamento físico das dançarinas. Depois vem a coordenação motora e, a terceira fase é a coreografia e memorização dos passos de cada dança.
“A dança e a coreografia de cada ritmo musical ajudam, em muito, o desenvolvimento da memorização e da coordenação motora das participantes, contribuindo com saúde delas“, argumenta o instrutor de danças.
“As mulheres e jovens que aqui vêm querem ‘entrar em forma’, cuidar da saúde para ter melhor qualidade de vida. A dança é um instrumento para isso”, finaliza ele.
As aulas de dança atualmente são freqüentadas por cerca de 40 mulheres. De acordo com Rocha, aprender a dançar demora entre três e seis meses, se houver empenho e disciplina das alunas.
Fonte: Imprensa do Sindicato dos Empregados no Comércio de São José do Rio Preto
UGT - União Geral dos Trabalhadores