12/11/2024
A assessora da Secretaria de Assuntos de Migração da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Benazira Djoco, participou da 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia (Comigrar), que ocorreu de 8 a 10 de novembro em Brasília.
O evento, organizado pela Secretaria Nacional de Justiça (Senajus) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, reuniu mais de 700 pessoas no Auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (UnB). A conferência contou com a presença de autoridades do Governo Federal, representantes de organizações internacionais e lideranças migrantes, refugiadas e apátridas.
Para Benazira, o encontro marcou um momento histórico pela representatividade alcançada. “É um avanço para nós imigrantes e para todo o trabalho que a UGT realiza voltado para a população de imigrantes e refugiados”, afirmou.
Durante o evento, foram aprovadas 60 sugestões de políticas públicas prioritárias para a população migrante, refugiada e apátrida, encaminhadas ao Governo Federal para subsidiar futuras ações. Dez propostas foram escolhidas para cada um dos seis eixos temáticos discutidos: igualdade de tratamento e acesso a serviços públicos; inserção socioeconômica e promoção do trabalho decente; enfrentamento a violações de direitos; governança e participação social; regularização migratória e documental; e interculturalidade e diversidades.
UGT - União Geral dos Trabalhadores