Com o lema Unidade na Luta em Defesa dos Direitos Econômicos e Sociais com as Novas Tecnologias (I.A.), a Chapa 1 foi reeleita com 11.515 votos. A eleição ocorreu em todo o Estado de São Paulo em 15,16 e 17 de outubro. E a apuração ocorreu na noite de 17/10.
Vale destacar que desde 1997 não havia um comparecimento tão expressivo de trabalhadores nas urnas, fazendo desta eleição um acontecimento histórico na trajetória do SINTETEL.
A categoria elegeu os representantes que estarão à frente do Sindicato no próximo mandato. A nova diretoria assumirá seu mandato em agosto de 2025 e ficará à frente do SINTETEL até julho de 2029.
Entre os associados aptos a votar, 85,52% registaram voto. Desse total, 97,65% escolheram a Chapa 1 – Unidade na Luta para representar os interesses dos trabalhadores.
A Chapa Unidade na Luta seguirá no comando da entidade. O presidente Gilberto Dourado agradeceu mais uma vez a confiança dos trabalhadores que confiam no trabalho do Sindicato.
São representados pelo SINTETEL os trabalhadores em teleatendimento, prestadoras de serviço em telecom, operadoras e os aposentados oriundos dessas empresas. “O resultado nos dá força para lutar por melhores condições. Quando uma chapa é eleita com uma porcentagem tão significativa de votos, demonstra que a categoria está unida e confiante em seu Sindicato”, destaca Gilberto Dourado, presidente reeleito.
O secretário Geral da UGT, Canindé Pegado, designado presidente do pleito foi quem proclamou a vitória da Chapa 1 – Unidade na Luta. “Este é um quórum e um percentual dado num pleito eleitoral com tantos eleitores aptos a votar é o mais expressivo que já vi até agora. Com isso, na qualidade de presidente do pleito, eu declaro eleita a Chapa 1 presidida pelo nosso nobre companheiro, Gilberto Dourado”, destaca Canindé.
José Luiz Passos, coordenador das eleições, destacou que o resultado foi o trabalho de um grande contingente que deu suporte ao trabalho que os diretores sindicais desempenharam. “Desde 1997 até agora nunca houve na história deste Sindicato tantos trabalhadores participantes numa eleição. Isso é um reconhecimento explosivo do trabalho desta diretoria e do êxito desta gestão que sai fortalecida deste processo eleitoral”, elogia José Luiz.
Gilberto Dourado, em seu discurso, fez uma retrospectiva do seu primeiro mandato. “Quando eu assumi pela primeira vez a presidência deste Sindicato, no pós-pandemia, pós-reforma trabalhista, fim do imposto sindical, com dívidas e nós não tínhamos receita. Tivemos que fazer drásticos reajustes. Porém, graças a Deus e a toda diretoria conseguimos superar essas dificuldades e hoje o SINTETEL está numa boa situação”, explica.
Gilberto ainda acrescentou que sua maior preocupação no futuro mandato é a de preparar o Sindicato e a categoria para o futuro que chegou com novas tecnologias. “Tem muitas coisas novas chegando, estamos nos preparando, treinando e justamente com a chegada da Inteligência Artificial, vamos focar no emprego do futuro. Para finalizar quero destacar que o acolhimento dos trabalhadores nesta eleição nos dá muita esperança porque estamos aqui com muita dignidade para representar a classe trabalhadora”, conclui Gilberto Dourado.