UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

UGT recebe destaque em Seminário rumo à COP20


01/08/2014

O Seminário de Mobilização Social Rumo à COP20, da IAFSMPOA, prosseguiu na tarde desta sexta-feira, 02 de agosto, com a presença de movimentos  sindicais e sociais, e mesas de atividades.

 

Cícero Pereira, diretor da União Geral dos Trabalhadores (UGT), defendeu as políticas públicas para as melhores condições de trabalho e que colaborem com a diminuição do aquecimento global. “Temos que cada vez mais construir veículos automotores híbridos, por exemplo. Hoje tem os benefícios de um Biodiesel, mas enquanto os trabalhadores do corte de cana trabalha em condições desumanas, os donos da cana, os agricultores, não devem fechar os olhos para essas questões. Temos que estar atentos a isso”, alerta.

 

Cris Palmieri, do Comitê de Sustentabilidade da UGT, representante também do movimentos de mulheres, juventude, Agenda 21 e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), da ONU, destacou a necessidade da participação. “Almejamos uma sociedade mais justa, mais igualitária e prudente. Nós, como movimento sindical, organizamos o lado do trabalho, porque o trabalho liberta, e a gente quer um trabalho decente, com emprego verde e transição justa. Nós, juntos, nós podemos! É a questão dos ODM, campanha que trabalha os oito objetivos no mundo, para erradicar a fome e a miséria. Precisamos trabalhar a qualidade de vida, o bem-estar social e a felicidade interna bruta”, enfatiza Cris Palmieri.

 

Sergio Freitas, presidente do Sindicato dos Artesãos do Rio Grande do Sul e vice-presidente do IAFSM, destacou que os artesãos participam do Fórum desde a sua 2a edição, de igual para igual, nas mesas de debates atividade. “Os artesãos dentro do processo de construção do clima não usam equipamento pesados, não gastam energia. A atividade artesanal representa 2,5% do PIB, 80% são mulheres, e isso é muito importante destacar”, informa. 

 

Roberto Jackubasko, que representa militância dos movimento populares, revelou que o Fórum Social Mundial nasceu a partir do Orçamento Participativo, destacando a importância de ações como essa para a criação de movimentos mobilizadores.

 

As atividades prosseguiram com as mesas divididas em três temáticas: Movimentos Sociais – que se subdividiram em vários grupos, Centrais Sindicais-Trabalhadores e Movimentos Institucionais. 

 

Entre os movimentos sociais presentes, destacam-se a Cruz Vermelha, Unegro Rio de Janeiro, e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

 

Mariana Veltri – imprensa UGT e Comitê de Sustentabilidade da UGT




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.