Plúrimo | FITIASP e FTIA Interior avançam nas negociações do setor

02/10/2024

Federações apresentaram a proposta dos trabalhadores e agora aguardam retorno do patronal

Na manhã de ontem (01), às 10h, a Federação Independente dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo (FITIASP) e a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Interior de São Paulo (FTIA Interior) participaram da 2ª rodada de negociações do setor plúrimo. A reunião ocorreu de forma presencial na sede da FITIASP e contou com a participação de representantes patronais por videoconferência.

Estiveram presentes sindicatos representando trabalhadores das indústrias de laticínios, alimentação e afins, como o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Sorocaba e Região, além de outras entidades filiadas à FITIASP e FTIA Interior. A bancada patronal foi representada pelo Sindicato da Indústria de Massas Alimentícias e Biscoitos (SIMABESP), Sindicato da Indústria de Produtos de Cacau, Chocolates, Balas e Derivados (SICAB), e Sindicato da Indústria de Alimentos Congelados e Sorvetes (SINCOGEL), com representantes como Edgar Sanchez e Sr. DAngelo participando de forma virtual.

Durante a reunião, a bancada patronal apresentou uma proposta baseada na reposição do INPC, com um reajuste de 4,21% para salários até R$ 15.572,04, além de um piso salarial de R$ 2.157,14 e cesta básica de R$ 343,89. Contudo, a proposta foi rejeitada pela bancada dos trabalhadores, que considerou o reajuste insuficiente.

Em contraproposta, as federações pediram um reajuste salarial de 5,71%, sem teto, e um piso salarial de R$ 2.225,00. Também reivindicaram melhorias na cesta básica, elevando o valor para R$ 420,00, além de um refeitório para empresas com mais de 100 trabalhadores, a ser implementado a partir de setembro de 2025, e vale combustível equivalente ao vale transporte.

A bancada patronal informou que precisa de tempo para analisar a contraproposta dos trabalhadores e se comprometeu a agendar uma nova reunião no prazo de cinco dias.

Fortaleça seu sindicato!