Dirigentes Sindicais Debatem Retrocessos da PEC 66/2023 na Sede da Força Sindical

26/09/2024

Nesta quarta-feira (25/09), a presidente do SindUni, Helen Patrícia Merim, representando a UGT, e Edson Edgard Batista, participaram de um debate crucial na sede da Força Sindical Nacional sobre os retrocessos inseridos na Proposta de Emenda à Constituição (PEC 66/2023). O evento reuniu dirigentes de diversas entidades representativas dos servidores públicos, como a CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil), CUT (Central Única dos Trabalhadores), CTB (Central das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Brasil), CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros) e a Central Pública.

A PEC 66/2023, que busca aliviar as dívidas dos municípios, transfere o ônus para os trabalhadores do setor público, impondo novos cortes e ajustes nos regimes de previdência. Essa medida ameaça retirar direitos históricos conquistados pelos servidores, acirrando o cenário de precarização dos serviços públicos no Brasil. O debate contou com o apoio da CSPB e foi mediado por Cristina Gomes, Secretária Nacional do Setor Público, Diretora de Assuntos da Área Municipal da CSPB e Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Itapira, juntamente com Kátia Rodrigues, presidenta do Sispesp.

Durante o evento, Helen Patrícia Merim destacou a importância da união entre as centrais sindicais para enfrentar os retrocessos impostos pela PEC. “Estamos vendo mais uma vez o governo transferindo o peso da dívida pública para as costas dos servidores. Não podemos permitir que nossos direitos sejam diluídos em nome de um ajuste fiscal que só beneficia gestores e penaliza quem está na linha de frente do serviço público”, afirmou.

Edson Edgard Batista, que acompanhou tecnicamente a discussão, também reforçou a necessidade de mobilização das entidades para barrar os prejuízos previstos pela PEC. Ele enfatizou que as centrais sindicais precisam continuar unidas para enfrentar essa batalha: “Precisamos pressionar o Congresso Nacional e dialogar com a sociedade sobre os riscos dessa proposta. A PEC 66/2023 representa um golpe contra os servidores e, por extensão, contra o próprio cidadão que depende de um serviço público de qualidade.”

O evento híbrido, que contou com participação presencial e online, ressaltou a gravidade da situação e a urgência de estratégias conjuntas para impedir a aprovação da PEC 66/2023 sem que os direitos dos trabalhadores sejam preservados. A Secretária Nacional do Setor Público, Cristina Gomes, e a Presidenta do Sispesp, Kátia Rodrigues, mediaram o debate, conduzindo a discussão com foco na defesa dos interesses dos servidores públicos.

O encontro destacou o compromisso das centrais sindicais em se manterem firmes contra qualquer medida que retire direitos dos servidores e enfraqueça os serviços públicos. A união das entidades presentes evidencia a força do movimento sindical na luta pela justiça e pela manutenção dos direitos adquiridos pelos trabalhadores do setor público.