XI Festa dos Aposentados do Sindicato dos Comerciários de São Paulo Celebra Legado e União da Categoria

23/09/2024

Neste domingo, 22 de setembro, o tradicional Clube Juventus, na Mooca, foi palco da XI Festa dos Aposentados do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, um evento que contou com parceria com o SESC e que reuniu cerca de 1.500 pessoas em uma celebração marcada por homenagens, confraternização e muita alegria. A festa, que já faz parte do calendário anual do sindicato, é uma oportunidade de reconhecer o legado dos trabalhadores e trabalhadoras que dedicaram suas vidas ao comércio, além de fortalecer os laços de união entre a categoria.

Confraternização e Homenagens aos Comerciários

O vice-presidente do Sindicato, José Gonzaga da Cruz, abriu o evento agradecendo a presença de todos e destacando a importância de realizar uma festa que celebre os aposentados. “Este evento é uma forma de confraternização, um momento especial para reconhecer a contribuição de cada um de vocês que dedicou tantos anos de sua vida ao comércio. Vocês são parte essencial da história do nosso sindicato, e é uma honra estarmos juntos celebrando este dia.”

Durante o evento, o sindicato prestou homenagens a três associados de longa data, que receberam a medalha de honra ao mérito por sua dedicação e vínculo com a entidade. Foram agraciados José Cândido, sócio do sindicato há impressionantes 70 anos, Leonardo Hipólito, com 69 anos de associação, e Augusto Neles Souza, que completa 50 anos de sindicalização. Essas homenagens simbolizam a gratidão do sindicato por todos os anos de apoio e luta ao lado da entidade.

Mudanças e Desafios: A Era Digital e o Futuro do Sindicato

Em seu discurso, o presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Ricardo Patah, destacou a importância da união e do reconhecimento aos aposentados e aposentadas presentes. Ele também fez questão de agradecer a diretoria e todos os organizadores do evento, ressaltando o esforço coletivo para proporcionar uma festa de grande significado para a categoria.

Além das celebrações, Patah trouxe uma reflexão importante sobre os desafios que surgem com as profundas mudanças nas relações de trabalho. “Estamos vivendo uma era de transformações rápidas, com o e-commerce, a substituição de caixas por sistemas automáticos, a inteligência artificial e tantos outros fatores que estão moldando o novo cenário do trabalho no comércio. Diante dessas mudanças, é essencial que o nosso sindicato também evolua. Estamos discutindo a necessidade de modernizar nosso estatuto para que ele reflita as novas realidades e continue protegendo os trabalhadores de forma efetiva.”

Ricardo Patah reforçou que, apesar das dificuldades geradas pela reforma trabalhista, que afetou drasticamente o movimento sindical no Brasil, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo tem se mantido forte e ativo, conseguindo realizar importantes conquistas e eventos como a festa dos aposentados, que é uma das mais tradicionais e aguardadas pela categoria. "Mesmo com todos os desafios, seguimos firmes na nossa missão de defender os direitos dos trabalhadores. E essa festa é uma prova de que, juntos, somos mais fortes."

Música e Prêmios: Uma Celebração Completa

A animação da festa ficou por conta da DJ Cranmarry, que embalou a tarde com uma playlist repleta de clássicos da dance music, levando muitos dos presentes de volta aos tempos das discotecas. Ao som de hits dos anos 70 e 80, os aposentados e aposentadas aproveitaram o momento para dançar e reviver boas memórias, em uma celebração que uniu nostalgia e diversão.

Além da música, a festa também contou com sorteios de diversos prêmios, que animaram ainda mais os presentes. Foram sorteadas uma televisão, uma air fryer, uma cafeteira e até uma joia, que fizeram a alegria dos ganhadores e tornaram o evento ainda mais especial.

Um Futuro de Lutas e Conquistas

Ao final do evento, a sensação entre os presentes era de gratidão e otimismo. A XI Festa dos Aposentados reforçou a importância do sindicato na vida dos trabalhadores e trabalhadoras do comércio e mostrou que, mesmo após a aposentadoria, o vínculo com a entidade permanece forte. Para muitos, foi um momento de reencontro com antigos colegas e de celebração das lutas e conquistas que marcaram suas trajetórias no comércio.

Com o olhar voltado para o futuro, Ricardo Patah e toda a diretoria do sindicato reafirmaram o compromisso de continuar lutando pelos direitos da categoria, especialmente em um momento de tantas mudanças no mercado de trabalho. O sindicato segue firme na missão de proteger e valorizar os trabalhadores, e a XI Festa dos Aposentados foi mais um capítulo dessa longa história de luta e união.