Juliana Karine Machado, Vice-Presidente do Sinsaúde, Representa o Brasil em Workshop Global da UNI Américas sobre Cuidados

20/09/2024

Juliana Karine Machado, Vice-Presidente do Sinsaúde – Campinas e Região e Secretária Nacional da Juventude da UGT, está participando do workshop global "Juntos, Cuidamos: Agenda Global para Pausa e Reflexão", promovido pela UNI Américas, em Budapeste, Hungria, entre os dias 15 e 17 de setembro. O evento reúne representantes sindicais para discutir o futuro dos sistemas de cuidado a nível global.

Além de Juliana, os diretores do Sinsaúde, Paulo Gonçalves e Regiane Amaro Teixeira, também marcam presença no evento, reforçando o comprometimento do Brasil em criar um sistema eficiente de cuidados.

Juliana abordou em sua fala as iniciativas do projeto "Cuidados UNI Brasil", que tem como foco dois eixos principais: a construção de uma Rede Nacional de Cuidadores e a campanha legislativa para criar um sistema nacional de cuidados.

Ela destacou o diálogo estabelecido com o governo federal brasileiro, representado por Laís Abramo, Secretária Nacional de Cuidados e Família, para estruturar um plano nacional de cuidados, assim como encontros com a deputada federal Sâmia Bonfim e o deputado estadual Dr. Jorge do Carmo, para coordenar ações legislativas.

Em sua fala foi mencionado também a organização de um intercâmbio entre membros do GTI (Grupo de Trabalho Interministerial) e o sindicato SEIU de Washington, que representa cuidadores nos EUA. O objetivo foi de trocar experiencias e aprender com o sistema de cuidados implementado lá.

Outro ponto abordado por Juliana foi a criação do Dia da Cuidadora no Estado de São Paulo e o fortalecimento da rede nacional de cuidadores, que já conta com mais de 200 trabalhadores de diferentes estados, participando ativamente na construção de um sistema de cuidados eficiente e justo.