Ricardo Patah discute Futuro do Trabalho e Relações Sindicais no CONTARH 2024

18/09/2024

Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), participou, no dia 17 de setembro, da primeira edição do CONTARH – Unidos por um Futuro Melhor. O evento gratuito, realizado no Sesc Palladium, reuniu líderes, gestores de RH, contabilistas, empresários e profissionais de diversas áreas para discutir os desafios e as oportunidades do mundo do trabalho, em constante transformação.

Durante sua participação, Patah abordou temas centrais como as relações sindicais, o futuro do trabalho na era digital, a crescente pejotização, a diversidade nas organizações e a gestão de pessoas. Com uma visão crítica, destacou a necessidade de adaptação às novas realidades do trabalho, ressaltando as preocupações com as mudanças profundas nas relações laborais, especialmente em função das recentes transformações tecnológicas e normativas.

Para ele, é fundamental que o diálogo entre sindicatos e empresas seja fortalecido, a fim de garantir a proteção dos direitos dos trabalhadores em um cenário de automação e novos formatos de contratação. "O mundo do trabalho está mudando, e precisamos estar atentos para que essas mudanças não aprofundem desigualdades, precarizem ainda mais o trabalho e comprometam o futuro das próximas gerações", afirmou Patah.

O evento proporcionou uma rica troca de ideias e reflexões sobre o futuro do trabalho, apontando para a importância de um esforço coletivo para criar um ambiente mais justo, inclusivo e dinâmico nas relações laborais.