Carnes e derivados | 4ª Rodada de negociações é realizada na FIESP "ainda sem acordo"

12/09/2024

Patronal continua de "mãos fechadas", a luta vai continuar!

Na manhã de hoje (12), às 10h, foi realizada a quarta rodada de negociações entre representantes dos trabalhadores e do setor patronal da indústria de carnes e derivados do estado de São Paulo, na sede da FIESP. Participaram do encontro diversos sindicatos filiados à FITIASP (Federação Independente dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação), entre eles o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Laticínios e Alimentação de São Paulo (STILASP) e os sindicatos de Boituva, Vale do Ribeira, Sorocaba, entre outros.

Representando o setor patronal, estava o SINDICARNES, liderado pelo Dr. Antonio Junior. A reunião, que teve como objetivo discutir a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para o período de 01 de abril de 2024 a 31 de março de 2025, marcou mais um impasse nas negociações.

A bancada patronal reafirmou sua proposta inicial de reajuste salarial com base no INPC de 3,40%, além de um piso salarial de R$ 1.787,79 e cesta básica de R$ 220,00. No entanto, essa proposta já havia sido recusada pela FITIASP e pelos sindicatos filiados, que buscam melhorias maiores para os trabalhadores. A FITIASP e os sindicatos deixaram claro que não pretendem apresentar uma nova contraproposta, considerando que as demandas trabalhistas apresentadas anteriormente não foram atendidas.

Apesar da resistência dos trabalhadores em avançar com as negociações, o setor patronal sinalizou a intenção de continuar o diálogo para chegar a um acordo que beneficie ambas as partes, evitando o encerramento definitivo das negociações.

Apesar de todas as complicações enfrentadas até aqui por conta da resistência patronal, os patrões sinalizaram que desejam continuar o diálogo para chegar a um acordo.

Nós, representantes dos trabalhadores, consideramos ver essa negociação resolvida até a terceira rodada de negociações, mas diante de tanta resistência patronal, já é claro para nós que uma quinta rodada será necessária.

Fique de olho em nosso site!

Fortaleça seu sindicato!