Documentário que mostra chineses em fábrica nos EUA é tema do Curso de Formação Sindical do SIEMACO-SP

04/09/2024

Dando sequência ao Curso de Formação Sindical, o diretor Tesoureiro do SIEMACO São Paulo, Moacyr Pereira, apresentou nesta quarta-feira (4) a segunda parte da sua palestra sobre sindicalismo internacional aos funcionários do sindicato, exibindo o documentário “Indústria Americana”, que registra a chegada de chineses em uma fábrica de vidro sino-americana no estado de Ohio, nos Estados Unidos, as diferenças culturais e o trabalho sindical envolvido no contexto.

Os funcionários do sindicato puderam entender como funciona o trabalho em outros países, suas diferenças e semelhanças, para entenderem socialmente a importância da representação dos trabalhadores para fortalecer conquistas e avançar em direitos trabalhistas. “Importante a gente entender o quão importante é o sindicalismo brasileiro, como nossa forma de organização e como a prática antissindical funciona em outros lugares. A ideia é levar essa consciência para nossa equipe interna”, explica Moacyr Pereira.

Ao final do documentário, houve uma roda de conversa, onde cada funcionário do sindicato pôde dar sua visão do que foi visto e fazer perguntas sobre o tema. A Secretária Geral do SIEMACO-SP, Márcia Adão, reforçou a importância do tema aos participantes. “A gente fica só focado em atender nossa categoria e as vezes nos esquecemos de enxergar o entorno, como é que funciona em outras culturas e sociedades. Ampliar a visão do trabalhador começa por ampliar a visão das nossas equipes”, avalia.

Equipes de todos os setores internos e os diretores Fábio Cruz, Nilson Ferreira, Reimon Nascimento, Roberto dos Santos e Silvana Souza também participaram do curso. Até o momento, os conteúdos do Curso de Formação Sindical englobaram a história do sindicalismo brasileiro, a estrutura sindical do Brasil, ideologias e, finalizando com o documentário, sindicalismo internacional. O próximo tema e horário ainda não estão definidos.