UGT Marca Presença no Lançamento do Fórum Sindical Pan-Amazônico

02/09/2024

Nos dias 28 e 29 de agosto, a UGT participou do lançamento oficial do Fórum Sindical Pan-Amazônico, realizado no auditório do Amazon Resort Uiara, em Iranduba. O evento trouxe à tona o tema das mudanças climáticas, um assunto que nunca esteve tão em evidência e que afeta diretamente todos nós. A presença humana e seu impacto sobre o meio ambiente são preocupações que exigem atenção urgente e ações concretas, especialmente na região Amazônica.

Representando a UGT no evento, Pedrinha Lasmar, Secretária da Mulher da UGT Amazonas, uniu-se a representantes de diversas centrais sindicais brasileiras – CUT, CTB, Nova Central Sindical – e de países da região Amazônica, como Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. O Fórum abordou questões cruciais, como trabalho decente, direitos humanos e mudanças climáticas, e como esses fatores influenciam diretamente a vida dos trabalhadores.

O encontro foi uma etapa preliminar fundamental para o debate mais amplo sobre questões ambientais que ocorrerá na COP 30, a Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, marcada para novembro do próximo ano em Belém. A UGT destacou a importância de se discutir os eventos climáticos extremos, como a severa seca que atualmente afeta grande parte da Amazônia, agravada por queimadas e a devastação do nosso maior bioma.

A presença da UGT no Fórum Sindical Pan-Amazônico reforça o compromisso da central em promover discussões e buscar soluções que garantam o bem-estar dos trabalhadores, preservando o meio ambiente e os recursos naturais para as futuras gerações.