Dieese: 87,8% das negociações de junho superaram o INPC

26/07/2024

freepik

O “Boletim de Olho nas Negociações” nº 46, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), ressalta a relevância das negociações sindicais, especialmente no que diz respeito aos reajustes salariais. Segundo o boletim divulgado nesta segunda-feira (22), 87,8% das negociações de reajustes referentes à data-base de junho superaram o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC-IBGE), marcando a sétima vez consecutiva que mais de 80% das categorias conseguiram ganhos reais acima da inflação.

Ganhos reais e estabilidade nas negociações
O boletim aponta uma variação média dos reajustes de junho de 1,67%, superior aos meses anteriores, exceto maio e janeiro. Essa estabilidade contrasta com o segundo semestre de 2023, quando houve uma deterioração nos resultados das negociações entre agosto e novembro.

Parcelamento de reajustes em baixa
Apenas 1,1% das negociações adotaram o parcelamento dos reajustes salariais, prática mais comum em períodos de alta inflacionária. A inflação, controlada pelo governo, atingiu 2,48% nos primeiros seis meses do ano e 4,23% nos últimos 12 meses, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Reajustes escalonados e distribuição dos reajustes em 2024
Os reajustes escalonados, pagos conforme a faixa salarial do trabalhador ou o tamanho da empresa, ocorreram em 8,8% das negociações. Esse tipo de reajuste tem diminuído desde abril de 2024.

No primeiro semestre de 2024, aproximadamente 86% das 6.728 negociações resultaram em aumentos salariais acima do INPC, 11% igualaram a inflação e 3% ficaram abaixo do índice, com uma variação real média de 1,59%.

Resultados por setor econômico
Na indústria e no setor de serviços, que registraram 2.055 e 3.449 negociações respectivamente, 87% obtiveram ganhos salariais reais. No comércio, com 827 negociações, 76,5% superaram a inflação.

O setor de comércio apresentou a menor incidência de reajustes sem perdas inflacionárias (21,4%), seguido pela indústria (9,6%) e serviços (9,2%). Ajustes abaixo do INPC foram observados em 3,3% das negociações na indústria, 3,2% nos serviços e 2,1% no comércio, demonstrando variações específicas por setor.

Conclusão
O boletim do Dieese evidencia a importância de um sindicato forte nas negociações salariais, resultando em ganhos reais para os trabalhadores em um cenário de inflação controlada. Esses resultados positivos são fundamentais para o desenvolvimento econômico e a manutenção do poder de compra dos trabalhadores.

Leia aqui o boletim completo do Dieese

fonte: Rádio Peão Brasil