Reunião Internacional Reforça Compromissos Trabalhistas entre Brasil e EUA

24/07/2024

No âmbito da Cúpula do L20, em Fortaleza, o Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, se reuniu, nesta quarta-feira 04/07, com Julie Su, secretária interina do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos, Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), e representantes das principais centrais sindicais brasileiras, incluindo a CUT, CSB, CTB, NCST e Força Sindical.

A reunião destacou temas fundamentais como trabalho decente, remuneração justa e adequada, e a importância de um ambiente de trabalho saudável. Estes temas são centrais para garantir condições dignas para os trabalhadores e fomentar um mercado de trabalho mais equilibrado e justo.

Julie Su, em sua participação, enfatizou o compromisso dos Estados Unidos em fortalecer as relações trabalhistas com o Brasil, destacando a importância de políticas que promovam o bem-estar dos trabalhadores e assegurem salários justos.

Ricardo Patah destacou que a reunião foi uma oportunidade para reafirmar o compromisso com o pacto histórico pelos direitos dos trabalhadores, firmado entre os presidentes Biden e Lula em 2023. "Precisamos garantir que o mercado de trabalho seja cada vez mais inclusivo, seguro e justo. Um ambiente de trabalho saudável e remunerações adequadas são essenciais para o crescimento econômico e social," afirmou Patah.

O encontro representa um passo importante na cooperação internacional entre Brasil e EUA, reforçando a importância da troca de experiências e estratégias para enfrentar os desafios do mundo do trabalho contemporâneo.