Presidente da Federação dos Bancários comenta negociação com Fenaban

19/07/2024

Na última terça-feira, Gustavo Walfrido, presidente da Federação dos Bancários, participou de uma reunião ampliada na sede do Sindicato dos Bancários de Jaboatão. O encontro teve como objetivo atualizar os trabalhadores sobre o andamento das negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) em São Paulo.

Durante seu relato, Walfrido destacou as dificuldades enfrentadas nas negociações. "Os bancos estão propondo renovar todas as cláusulas pré-existentes da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) atual. Eles alegam a necessidade de analisar essas cláusulas, assim como as novas propostas que apresentamos", explicou.

Walfrido mencionou que, apesar de já terem ocorrido quatro rodadas de negociação, não houve avanços significativos. "Os bancos afirmam enfrentar grandes desafios devido à concorrência das fintechs e das cooperativas, que recebem benefícios do Banco Central. Essa competição predatória tem complicado a situação do sistema financeiro", afirmou.

Além disso, os bancos apresentaram uma pauta que desejam que o movimento sindical analise. "Eles esperam que os trabalhadores avaliem essa pauta, pois ela é de interesse do sistema financeiro", comentou Walfrido.

O presidente da federação concluiu a reunião ressaltando a importância de continuar a luta por melhores condições de trabalho e destacou a necessidade de união entre os bancários para enfrentar os desafios impostos pelas instituições financeiras.