UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Fórum Paulistano de Debates da COP 30 discute mudanças climáticas e seus impactos


15/07/2024

Na tarde de 15 de julho, às 15h, a sede da Prefeitura de São Paulo foi palco da reunião inaugural do Fórum Paulistano de Debates da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30). O evento reuniu diversas autoridades e especialistas para discutir os desafios e soluções relacionados às mudanças climáticas.


Entre os participantes, destacou-se Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e Benazira Djoco, assessora da Secretaria de Assuntos de Migração da central.


Em sua fala, Patah reafirmou a importância dos debates em torno das mudanças climáticas, mas questionou o papel das trabalhadoras e dos trabalhadores nesse processo. "É fundamental debater as questões climáticas, mas temos que ter olhos também para os trabalhadores e para nossos povos originários", disse.


O líder ugetista ressaltou que o Brasil é o país que tem a maior quantidade de terras agricultáveis do mundo, minério para dar e vender de tudo quanto é tipo, porém uma parcela da população ainda vive abaixo da linha da miséria porque está desalentada, passando fome. "Estamos aqui discutindo temas relevantes para o mundo e para o Brasil, e para o trabalhador? quem é que fala do trabalhador e da trabalhadora? como essas pessoas estarão incluídas nas questões ambientais".


"Se fala muito da Amazônia, da biodiversidade, da água ou do planeta, mas não vejo falar dos trabalhadores", concluiu Patah.   


Benazira destacou que as mudanças climáticas extremas se somam a guerras e perseguições religiosas como motivos causadores de imigração. Ela ressaltou a importância de considerar esses fatores em todos os debates relacionados ao clima. 


O evento contou com a presença de Aldo Rabelo, Secretário Municipal de Relações Internacionais; Rodrigo Ravena, Secretário de Verde e Meio Ambiente; Erico Misasi, Secretário Executivo de Relações Institucionais; Renato Nalini, Secretário Executivo de Mudanças Climáticas; e Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e Coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas.


Durante a reunião, os participantes discutiram a necessidade de políticas públicas robustas e eficazes para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.


O fórum também abordou questões relacionadas à adaptação das cidades e comunidades às novas realidades climáticas, a promoção de práticas agrícolas sustentáveis e a importância de integrar diferentes setores da sociedade na luta contra as mudanças climáticas.


Por Adriana Santos.








logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.