UGT debate a Reforma Tributária

27/06/2024

Em Joinville presidente da UGT debate a Reforma Tributária

Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, participou, nesta quarta-feira (26), em Joinville, Santa Catarina, do Joinsummit, evento que teve como foco principal fomentar o empreendedorismo. Do encontro também participaram o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Brasil, Márcio França, o secretário da Fazenda de Santa Catarina, Cleverson Siewert, o presidente da Fecomércio Santa Catarina, Hélio Dagnoni.

O presidente da UGT defendeu uma ampla discussão em torno da reforma tributária com a inclusão dos trabalhadores no debate da classe empresarial e do empreendedorismo. Para Patah a ampla discussão da reforma tributária é muito importante para o País, a sociedade e os trabalhadores de um modo geral." Essa é uma oportunidade única de se fazer justiça, não privilegiando determinado setor em detrimento de outros, principalmente do comércio que hoje representa 30% do PIB brasileiro e é um dos maiores pagadores de impostos do País" .
Patah destacou a importância da visão dos trabalhadores no processo da reforma, pois no final das contas quem vai pagar todos os impostos somos nós, uma vez que ele sempre será repassado ao consumidor", sentenciou.
Já o ministro Márcio França defendeu o que classificou como injusto o imposto zero para os produtos importados da China. "Não é uma tributação tão alta, mas é o suficiente para se criar uma barreira. Você cria a barreira para proteger a sua indústria. Não faz sentido o emprego ser gerado em um lugar e a renda seja feita aqui de graça — diz França.

Para o presidente do Sindilojas de Joinville (Sindicato dos Lojistas do Comércio), Carlos Antônio Grendene, esse projeto vai favorecer o comércio do país. "A indústria precisa trabalhar aqui dentro, gerar empregos. É desumano e uma concorrência ilegal quando você compra um preoduto importado que não tem tributação. A pessoa está indo contra a economia dentro do brasil e conta a economia dos trabalhadores que precisam trabalhar , disse Grendene.

O evento aconteceu no Pavilhão de Exposições de Joinville - Expoville e contou com a presença de dezenas de empresários da cidade e de várias regiões de Santa Catarina, bem como do presidente da UGT-Santa Catarina Waldemar Shultz Junior (Mazinho).