Inicia o 51º Encontro Nacional CONTEC em Uberlândia para Planejamento das Campanhas Salariais de 2024

20/06/2024

Na manhã desta quinta-feira, 20 de junho, teve início em Uberlândia o "51º Encontro Nacional CONTEC - Planejamento das Campanhas Salariais 2024". O evento, que se estenderá até sexta-feira, 21 de junho, reúne representantes sindicais de trabalhadores e trabalhadoras do setor bancário de diversos estados da federação para discutir e aprovar as pautas de negociações com bancos públicos e privados.

Durante o encontro, são debatidas as principais demandas da categoria bancária, que servirão de base para a campanha salarial do setor, prevista para começar no próximo dia 26 de junho. Entre os temas em destaque estão o reajuste salarial, melhorias nos benefícios, condições de trabalho, saúde, segurança e políticas de inclusão e diversidade no setor bancário.

Os participantes têm a oportunidade de trocar experiências e alinhar estratégias para fortalecer as negociações, garantindo que as reivindicações sejam ouvidas e que os direitos dos trabalhadores sejam ampliados e protegidos.

O 51º Encontro Nacional CONTEC é um marco importante para o movimento sindical bancário. Ele possibilita a união e a articulação de diferentes sindicatos de todo o país, proporcionando um espaço para a construção coletiva de uma pauta robusta e coerente. Essa mobilização é fundamental para enfrentar os desafios que a categoria enfrenta no cenário atual, como a pressão por metas abusivas, precarização das condições de trabalho e a digitalização dos serviços bancários que impacta o emprego.

Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), enviou um vídeo enaltecendo a importância do encontro. Patah destacou a unidade da categoria bancária como um elemento crucial para a manutenção e ampliação dos direitos trabalhistas.

"É gratificante ver a força e a união dos bancários e bancárias de todo o Brasil neste evento tão significativo. A unidade demonstrada aqui é fundamental para garantir e ampliar os direitos de todos os trabalhadores do setor. Parabenizo a CONTEC pela organização e pela luta incansável em defesa da nossa classe trabalhadora", declarou Ricardo Patah.

O 51º Encontro Nacional CONTEC representa um passo essencial para a organização das campanhas salariais de 2024, promovendo um espaço de diálogo e planejamento estratégico para a categoria bancária. As decisões tomadas durante o evento serão fundamentais para as negociações com os bancos e para a garantia de melhores condições de trabalho e direitos para os trabalhadores do setor.