UGT Critica Manutenção da Selic em 10,5%:

21/06/2024

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) expressou uma opinião contundente sobre a manutenção da taxa básica de juros, a Selic, em 10,5% ao ano. A entidade classifica essa decisão como uma vergonha que trava o desenvolvimento do Brasil e favorece exclusivamente o mercado especulativo.

Segundo a UGT, manter a Selic em um patamar tão elevado é um entrave significativo para o crescimento econômico do país. A taxa de 10,5% ao ano, uma das mais altas do mundo, representa uma barreira para o setor produtivo, desestimulando investimentos e dificultando a geração de empregos decentes. Além disso, a alta taxa de juros restringe o acesso ao crédito para pequenas e médias empresas, que são fundamentais para a dinamização da economia e a criação de novos postos de trabalho.

A UGT critica a manutenção da Selic elevada por beneficiar apenas o mercado especulativo e o rentismo, em detrimento da produção e do consumo. Com juros altos, os investimentos em títulos e outras aplicações financeiras se tornam mais atrativos do que investir na economia real, agravando a desigualdade e retardando o desenvolvimento sustentável do país.

"A alta taxa de juros só beneficia a especulação financeira. Ela restringe o potencial de crescimento do país e diminui a capacidade de investimentos em serviços públicos essenciais como educação, saúde e infraestrutura, uma vez que obriga o governo a pagar mais juros pela dívida pública", destaca o presidente da UGT, Ricardo Patah.

A manutenção da Selic em 10,5% tem consequências diretas sobre a população brasileira. Milhares de obras públicas ficam paradas devido à falta de recursos, enquanto uma parte significativa da população economicamente ativa se vê empurrada para a informalidade, sem direitos trabalhistas e previdenciários. "Enquanto isso, os banqueiros lucram bilhões, aumentando ainda mais a disparidade econômica e social no país", afirma Patah.

A UGT convoca a sociedade a refletir sobre as implicações dessa política monetária e a se mobilizar para exigir mudanças que favoreçam o desenvolvimento econômico e social do Brasil. A entidade defende uma redução significativa da Selic para estimular o crescimento sustentável e incluir a população trabalhadora na economia formal, proporcionando melhores condições de vida para todos os brasileiros.

"Baixar os juros é fundamental para a retomada do crescimento sustentável. Uma taxa de juros mais baixa proporciona crédito mais acessível, incentiva o consumo, previne a inadimplência e incrementa investimentos em pequenas e médias empresas. Precisamos de uma política monetária que coloque o desenvolvimento do país e o bem-estar da população em primeiro lugar", conclui Ricardo Patah.

Para a UGT, a manutenção da Selic em 10,5% ao ano é um claro exemplo de uma política que favorece apenas o mercado especulativo e penaliza a maioria da população. A entidade continuará lutando por uma redução significativa dos juros, visando promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil, com justiça e inclusão para todos.