Mutirão Nacional de Emprego recebe Prêmio Sindimais 2024

19/06/2024

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) foi uma das agraciadas com o Prêmio Sindimais 2024, destacando-se pelo seu Mutirão Nacional de Emprego, que em oito anos de realização já contribuiu para a inserção de mais de 40 mil pessoas no mercado de trabalho. Este projeto visa promover oportunidades profissional e inclusão social em todo o Brasil, por meio de parcerias estratégicas com governos, empresas, instituições, ONGs, filiais estaduais da UGT e sindicatos de diversas categorias.

O Prêmio Sindimais é uma iniciativa inédita que busca reconhecer profissionais e instituições que contribuem de forma significativa para a evolução do mercado de trabalho brasileiro. A UGT ficou em segundo lugar na Categoria Sustentabilidade e Impacto Social, que premiou as ações realizadas nos anos de 2022 e 2023. Os projetos premiados deveriam estar alinhados com um ou mais dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) descritos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Cleonice Caetano (Cleo), vice-presidente da UGT, e Antônio Duarte, Diretor Tesoureiro/Financeiro do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, receberam o prêmio em nome da UGT. "É uma alegria enorme receber esse prêmio. O Mutirão é um trabalho árduo que tem o objetivo de promover a inclusão social por meio da inserção das pessoas no mercado de trabalho", destacou Cleonice durante a cerimônia de premiação.

Impacto Social e Sustentabilidade

O Mutirão Nacional de Emprego, uma iniciativa liderada pela UGT e apoiada pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo, tem sido realizado regularmente desde 2016 no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. Este projeto conta também com a colaboração de outros sindicatos, como o Siemaco, o Sindicato dos Padeiros e o Sindicato de Cargas Próprias. O objetivo principal é proporcionar oportunidades reais de emprego e facilitar a recolocação de pessoas no mercado de trabalho, promovendo assim a inclusão social.

Para Cleo, o prêmio é resultado do esforço conjunto e da dedicação de todos os envolvidos. "Esta premiação contempla todos, desde o pessoal que faz a segurança do prédio, as meninas da limpeza, da manutenção, quem organiza a fila, entrega lanche, faz cadastro dos candidatos, corre atrás das empresas, ou seja, todo mundo", enfatizou Cleo, destacando a importância do trabalho em equipe para o sucesso do projeto.

O Mutirão de Emprego é um marco na atuação da UGT e tem se consolidado como uma importante ferramenta para a geração de emprego e a promoção da inclusão social. Desde sua criação, o projeto já ajudou milhares de pessoas a encontrar novas oportunidades de trabalho, contribuindo significativamente para a redução do desemprego e a melhoria da qualidade de vida de muitos brasileiros.

Além de facilitar a inserção no mercado de trabalho, o Mutirão também oferece serviços de orientação profissional e capacitação, preparando os candidatos para os desafios do mercado. Com o apoio de diversas entidades e empresas, a UGT tem conseguido ampliar o alcance do projeto e impactar positivamente a vida de muitas famílias.

A premiação no Sindimais é um reconhecimento merecido ao esforço contínuo da UGT e de seus parceiros para promover uma sociedade mais justa e inclusiva. "O prêmio é um incentivo para continuarmos lutando por mais oportunidades e melhores condições de trabalho para todos", concluiu Cleonice Caetano.

A UGT, com seu Mutirão Nacional de Emprego, demonstra que a luta por melhores condições de trabalho e inclusão social não conhece fronteiras. O reconhecimento pelo Prêmio Sindimais 2024 reflete o impacto positivo dessa iniciativa e reforça a importância da solidariedade e da ação coletiva na construção de um mercado de trabalho mais justo e inclusivo para todos os brasileiros.