FECEP promove mesa redonda de negociação junto a Entidades Patronais

07/06/2024

Com o intuito de dar abertura ao diálogo de negociação entre os sindicatos patronais e os sindicatos laborais a Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (FECEP) promoveu uma reunião de negociação no dia 20 de maio, em sua sede, na cidade de Curitiba. Representando a FECEP estiveram presentes o Presidente Leocides Fornazza, o Diretor Secretário Flávio Bonifácio Pinto, o Diretor Tesoureiro Paulo Roberto Morais e os Advogados Dr. Roberto Barranco e Dr. Ivo Harry Celli Neto.

Em representação à classe trabalhadora a rodada de negociação contou com a presença de presidentes e diretores de diversos Sindicatos filiados à FECEP: Moacir Paulo de Morais de Maringá; Rosecler Mariza Rhoden Zorzo de Toledo; Marisa de Fátima Chemeres de Lima de Guarapuava; José Maurício Beller Testi e Eliane Aparecida Tremba Talamini de União da Vitória; José Milton Carmargo e João Batista de Oliveira de Curitiba; José Carlos Neves da Silva de Foz do Iguaçu; Sirlene de Fátima Majeski Mayer Martins de Ivaiporã; Daniel Ivan Rosaneli e Dr. Allan Andreassa de Francisco Beltrão; João Maria Luiz Carneiro e Adão Fagundes de Pato Branco; Aglaci Soares Zela Miranda de Paranaguá e Vanderlei Trindade do SIEMERC - Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios em Mercados, Minimercados, Supermercados, Hipermercados de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Estado do Paraná.

Não estiveram presentes, mas foram representados pela FECEP os Sindicatos dos Empregados no Comércio de Apucarana, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Londrina, Paranavaí, Palotina; Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina e Umuarama.

Já pela Federação do Comércio do Paraná (FECOMÉRCIO), foram representados pelo advogado Dr. João Carlos Requião o Sindicato do Comércio Atacadista de Drogas e Medicamentos; o Sindicato do Comércio Atacadista de Madeiras; o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos; o Sindicato do Comércio Varejista de Material Óptico, Fotográfico e Cinematográfico; além do Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Materiais de Construção (SIMACO), representado pelo Presidente Ademilson Milani; juntamente com os assessores jurídicos Dr. Ademir Gomes da Silva e Dra. Patrícia Bernardi.

Também esteve presente a Tesoureira Michelle Miyake do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios para Veículos (SINCOPEÇAS), acompanhada do Sr. Cézar Augustus Guariente e da Sra. Daiane Laurici Lucca. Em representação ao Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (SINCODIV) esteve presente a Sra. Isabel Cristina da Silva.

Não enviaram nenhum representante o Sindicato das Empresas Cerealistas (SINDICEREAL), o Sindicato Nacional de Empresas Distribuidoras de Produtos Siderúrgicos (SINDISIDER), mas garantiram a data-base por intermédio de e-mail. O Sindicato dos Estabelecimentos em Serviços Funerários não esteve presente e não se pronunciou até o momento.

O Presidente Léo Fornazza manifestou sua satisfação por tão ampla presença de representantes das categorias profissionais e das classes patronais a fim de ajustarem condições de trabalho e salários, além de cláusulas sociais que sejam possíveis e viáveis tanto aos empregados quanto aos empregadores. Na sequência os representantes das entidades obreiras ratificaram os termos dos Róis de Reivindicações anteriormente encaminhados, manifestando o interesse em lavrar as Convenções Coletivas de Trabalho naqueles termos. Os representantes patronais informaram não haver realizado suas assembléias para deliberação sobre os pedidos apresentados, pelo que pretendem aguardar pelo menos um pequeno período de tempo para se posicionarem a respeito. Nesta condição, estão impossibilitados de apresentar proposta nesta data. De toda forma, garantem as datas-bases, permitindo a continuidade nas negociações. Diante de tais condições, decidiram as partes por continuar as negociações em próxima reunião a ser agendada em breve.

Fonte e Imagens: Comunicação Fecep