Comerciários de São Paulo fazem campanha contra horário aleatório de Shopping

03/07/2014

O Sindicato dos Comerciários de São Paulo, entidade filiada à UGT, lançou uma campanha contra o horário aleatório de funcionamento das lojas de shoppings aos domingos. Os estabelecimentos devem funcionar das 14h às 20h, e não a qualquer hora.

A ação, batizada de “Trabalho aos domingos somente das 14h às 20h”, foi iniciada na manhã de quarta-feira (02/07) no Shopping Morumbi.

“Nosso objetivo é envolver também as administrações dos shoppings para que obriguem as lojas a cumprirem o horário estabelecido. Hoje, a maioria das lojas abre antes das 14h e os comerciários, que já excedem a jornada de 44 horas semanais permitidas, têm que cumprir ainda mais carga horária. Além disso, os trabalhadores que dependem do transporte público têm que sair de suas casas uma ou duas horas antes para chegar ao shopping, pois a quantidade de ônibus ou metrô é reduzida aos domingos”, disse Josimar Andrade, diretor do Sindicato.

Abertura aos domingos

Desde que foi regulamentada a abertura do comércio aos domingos, o horário definido para funcionamento das lojas de shoppings foi das 14h às 20h. A ideia inicial era a contratação de novos trabalhadores e, consequentemente, a geração de mais postos de trabalho.

O dirigente alerta aos comerciários que "três ou quatro horas a mais significam aumento da jornada de trabalho, menos lazer, menos tempo com a família, menos estudos e ainda com mesmo salário e sem novos benefícios".

O sindicato dos disponibiliza aos trabalhadores que estiverem trabalhando além das 14h às 20h no domingo, um telefone e email para denúncia:

2111-1818 ou e-mail denuncia@comerciarios.org.br

Fonte: Imprensa Comerciários