4ª Reunião de negociação entre SMTRUSP e SPURBANUSS avançou em cláusulas sociais

23/05/2024

Após acordo em audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP), a diretoria do SMTRUSP - Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo e representantes do setor patronal SPURBANUSS) sentaram-se à mesa, na quarta-feira (22), para a retomada das negociações na Campanha Salarial 2024.

Cláusulas sociais importantes da Pauta de Reivindicações, que estavam pendentes, desta vez, tiveram avanços, com destaque para a Saúde e Segurança no Trabalho com a concordância da cláusula 33ª. - Seminário de Cipeiros, que passa a ser realizado anualmente.

Esta conquista é importante, pois fortalece o trabalho da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) com a atualização das NRs (Normas Regulamentadoras) que tratam do combate aos Assédios Moral e Sexual nos locais de trabalho.

A pauta específica do Setor de Manutenção – aprovada nas assembleias regionais – será discutida de forma ampla numa comissão formada entre as partes, com datas a serem definidas. Os trabalhadores do setor que são o “coração das empresas” reivindicam Plano de Cargos e Salários, valorização salarial, fim da “sopa de letrinhas” e melhorias nos locais de trabalho.

As cláusulas de impacto econômico, por sua vez, serão discutidas na próxima, que acontecerá dia 28 de maio, às 9 horas, no sindicato dos patrões. A proposta anterior de 2,77% de reajuste, vale destacar, foi rejeitada de forma unânime pelos trabalhadores e trabalhadoras em assembleia.

Estudo do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, aponta que a categoria do transporte urbano por ônibus está sofrendo comtem perdas significativas nos últimos anos, com a corrosão dos salários, demais benefícios econômicos e precarização de cláusulas sociais.

“A reunião foi positiva no sentido de os patrões apresentarem propostas efetivas, diferentemente da intransigência que se viu nas conversas anteriores. Estamos confiantes em um desfecho exitoso para a categoria. Vamos conversar, traçar estratégias e nos organizar para os próximos embates”, afirmou Edivaldo Santiago da Silva, presidente do SMTRUSP.

Grande plenária

Na quinta-feira (23), a partir das 10 horas, a diretoria executiva e de base, delegados, membros da comissão de negociação se reúnem numa grande plenária no auditório do Sindicato para avaliação da conversa com o patronal, revisão do plano de ação e deliberação dos próximos passos na Campanha Salarial 2024.

Prazo dado pela Justiça para as negociações

Conforme informamos ontem (21), o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região de São Paulo (TRT-SP) estabeleceu o prazo de 15 dias corridos para o setor patronal apresentar proposta dos pontos em aberto da nossa pauta de reivindicações.