SIEMACO-SP e IPEN-USP inauguram mais uma sala de aula para Educação de Jovens e Adultos (EJA)

21/05/2024

O SIEMACO-SP e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da Universidade de São Paulo (IPEN-USP) uniram forças para inaugurar mais uma sala de aula destinada ao programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta nova sala beneficiará trabalhadores do Asseio e Conservação que prestam serviços no IPEN-USP.

A implementação do espaço educacional foi mediada pelos assessores Sidnei Santana e Henrique Guimarães, da equipe de Saúde do SIEMACO-SP, liderada pelo diretor Fabio Cruz. Na parte pedagógica, o projeto contou com a coordenação de Roberta Butolo e do professor William Santos, ambos da Educação Continuada-EJA. Francisco Júnior, coordenador do Departamento Jurídico do sindicato, também prestou um apoio essencial para a concretização da iniciativa.

Pelo IPEN-USP, o diretor Celso Gimenes, o coordenador Gilberto Magalha e os colaboradores Ítalo Henrique e Ana Gori foram fundamentais na viabilização do projeto, garantindo toda a infraestrutura necessária.

Após diversas reuniões e tratativas, a parceria de apoio e cooperação foi firmada, culminando na inauguração da sala de aula nesta segunda-feira (20). Atualmente, 19 alunos estão matriculados, distribuídos entre o Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. Destes, 11 participarão da prova de certificação Encceja, edição 2024, que ocorrerá em agosto. São sete alunos do Ensino Fundamental II e quatro do Ensino Médio.

A relevância social dessa parceria é destacável, pois oferece uma segunda chance para aqueles que não puderam estudar regularmente durante a infância e adolescência. As razões são variadas, mas agora esses trabalhadores têm a oportunidade de concluir uma importante etapa educacional.

As salas de aula, já implementadas em outros núcleos, têm mostrado vantagens significativas para os trabalhadores e trabalhadoras. Além de proporcionar formação educacional de qualidade, oferecem a oportunidade de alfabetização para aqueles que ainda não sabem ler e escrever. Isso resulta no desenvolvimento de novas habilidades, maior autonomia e uma visão de mundo ampliada, aumentando as chances de conseguir melhores empregos e salários no futuro.

O projeto conta com a estrutura docente e material pedagógico do Centro de Treinamento, Capacitação e Formação do Setor de Asseio e Conservação (CECAF), mantido pelo SIEMACO-SP, Abralimp e SEAC-SP.

A inauguração desta sala de aula reforça o compromisso do SIEMACO-SP com a educação e o desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores do setor, promovendo inclusão e oportunidades de crescimento.