Reunião da FECERJ Debate Ações Políticas e Sindicais

17/05/2024

Nesta sexta-feira (17/05) ocorreu, no Sindicato do Comércio Varejista de Barra Mansa, reunião organizada pela Federação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (FECERJ). O encontro teve como principal foco discutir e planejar ações políticas e sindicais das entidades, reforçando o compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores do setor.

O evento contou com a presença de Avelino Garcia, diretor do Sindicato dos Comerciários de São Paulo representou a União Geral dos Trabalhadores (UGT) e o Secretariado Nacional dos Trabalhadores do Comércio e dos Serviços (Sentracos).

Em seu discurso, Garcia destacou a importância da união entre as diversas entidades sindicais para enfrentar os desafios atuais do mercado de trabalho e garantiu que a UGT está comprometida em apoiar as iniciativas que visam a melhoria das condições de trabalho e a valorização dos profissionais do comércio e serviços.

Durante a reunião, foram abordados temas cruciais como a negociação coletiva, a implementação de políticas públicas favoráveis aos trabalhadores e a necessidade de fortalecer a representatividade sindical, além das condições de trabalho, negociações salariais, e estratégias para enfrentar os desafios impostos pela atual conjuntura econômica.

A troca de experiências e a colaboração entre os sindicatos são fundamentais para fortalecer a luta por melhores condições de trabalho e direitos mais justos para os comerciários.

Os participantes enfatizaram a importância de manter um diálogo constante com o governo e os empregadores, buscando sempre a defesa dos direitos trabalhistas e a promoção de um ambiente de trabalho justo e equilibrado.

Outro tema abordado durante a reunião foi  a participação dos comerciários do Rio de Janeiro no Encontro Nacional dos Comerciários. Este evento que acontecerá entre os dias 22 e 24 de agosto, na cidade de Foz do Iguaçu, com destaque para a importância da participação ativa de todos, não apenas como forma de fortalecer os laços entre os profissionais do setor, mas também para compartilhar experiências, desafios e soluções que possam beneficiar toda a categoria. Além disso, a participação no encontro é vista como uma oportunidade de capacitação e atualização sobre as tendências e mudanças no mercado de trabalho.

Entre os presentes estavam representantes dos sindicatos de Barra do Piraí, Petrópolis, Duque de Caxias, Campos dos Goytacazes, Três Rios, Volta Redonda, Resende e Teresópolis. A presença de tantas entidades reflete a união e a força do movimento sindical no estado, bem como a importância de discutir assuntos pertinentes à categoria dos comerciários.

Ao final do encontro, todos os presentes reafirmaram seu compromisso com a luta sindical e a continuidade das ações discutidas.