“Nós precisamos da nossa juventude”, diz secretário nacional de Qualificação na abertura do Tech Inclusão

16/05/2024

Foto: Sammuel Silva/Secom Porto Nacional

Porto Nacional concentra 22% das vagas atuais do programa no Estado; projeto vai ser ampliado

A aula inaugural dos cursos profissionalizantes do projeto Tech Inclusão ocorreu nesta quarta-feira, 15, reunindo autoridades, alunos inscritos e servidores do município, no Centro de Convenções Vicente de Paula (Comandante Vicentão). A parceria entre a UFT e a Prefeitura de Porto Nacional visa atender jovens de 16 a 19 anos, com interesse em tecnologia. Foram disponibilizadas 260 vagas na sede e 60 no distrito de Luzimangues para os cursos de Criação de Sites, Programação de Serviços Web e Desenvolvimento Mobile.

A cerimônia foi marcada com a apresentação cultural do grupo de Folia das Mulheres de Cristo Operário e do secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda, Magno Lavigne. “O programa Manuel Querino foi construído a partir de uma ideia de inclusão social. Queremos aproximar das universidades e dos institutos federais de educação tecnológica, aqueles que não costumam ter acesso a esses espaços. Aqui no Tocantins são 1.440 vagas no primeiro curso, sendo o Tech Inclusão, e terá mais mil vagas que já estão conveniadas, só faltando liberar o recurso. Então, são 2.500 vagas aqui no estado de Tocantins. Em toda a qualificação profissional do governo Lula, neste ano, na secretaria que eu tenho a honra de estar na frente, são 100 mil vagas de qualificação profissional. Precisamos de nossa juventude, só tem um caminho para o país andar para frente, é se a gente der oportunidade aos nossos jovens”, ressaltou o secretário em sua fala.

2 TECH

Foto: Sammuel Silva/Secom Porto Nacional

O prefeito Ronivon Maciel também ficou grato pelo município ser contemplado, representando mais uma chance para os jovens ingressarem no mercado de trabalho. “Quero agradecer ao ministro Luiz Marinho, que estava aqui representado pelo doutor Magno, a UFT, na pessoa do George, e o IFTO, na pessoa do Albano. É, com certeza, uma união de esforços do Governo Federal, do Governo Municipal, dessas instituições, para podermos levar uma oportunidade. Então, a gente fica feliz, continuaremos trabalhando. Nós já temos também outro programa, o Agente Jovem, que já atendeu mais de 400 jovens, porque aqui o trabalho não para, e o nosso compromisso é com a nossa juventude em Porto Nacional”.

O professor George França, coordenador geral do projeto Tech Inclusão, esclarece que o propósito do projeto é promover a inclusão social e aumentar as oportunidades de emprego para jovens de variados grupos em situação de vulnerabilidade social. “O projeto é uma grande iniciativa do Governo Federal, do Ministério do Trabalho, de capacitação para a formação profissional aqui no Estado do Tocantins. E a grande missão do projeto é formar e qualificar a juventude vulnerável para o mundo do trabalho. É um prazer estar aqui em Porto Nacional fortalecendo o debate da inclusão social e digital nas cidades do Tocantins, que eu mais amo, sendo Porto Nacional”, destacou.

3 TECH

Foto: Sammuel Silva/Secom Porto Nacional

Em Porto Nacional, a coordenadora do projeto é a Lucinéia Medrado. Pela sua história, acredita que a iniciativa, somada ao cuidado em contemplar todas as realidades, irá beneficiar a população. “É um projeto voltado para as pessoas carentes. Em Porto Nacional foram 260 vagas, e destas se cadastraram algumas mães solteiras, que não tem como deixar a criança. E a gente vai já começar a Brinquedoteca, a qual é um grande orgulho para a cidade”.

Caroline Fernandes, que representou os alunos do Tech Inclusão, conta o motivo pelo qual fez a sua inscrição. “Escolhi o curso de Desenvolvimento Mobile porque sou muito fascinada em como a tecnologia funciona, transformando o mundo ao nosso redor. Quero também aprender a criar sites, aplicativos que ajudem as pessoas e abrem oportunidade para novos empregos”, enfatizou.