UGT realizará Encontro Nacional dos Comerciários em Foz do Iguaçu

09/05/2024

O secretário dos Trabalhadores no Setor do Comércio da União Geral dos Trabalhadores (UGT), João Pedro Periard, juntamente com UGT no Estado do Paraná (UGT-PR) realizarão, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, o Encontro Nacional dos Comerciários, um evento de suma importância para o setor.

O evento ocorrerá de 22 a 24 de agosto, no Eco Cataratas Hotel e promete ser um marco na discussão de temas vitais para o futuro do comércio e dos trabalhadores do setor em todo o Brasil.

Os organizadores esperam contar com a presença de 600 dirigentes sindicais representando todos os estados da federação. O Encontro servirá também como um fórum inestimável para a troca de ideias, experiências e estratégias, unindo os comerciários de norte a sul do País.

Dentre os tópicos a serem abordados, destacam-se questões prementes como "O e-commerce e as novas tecnologias: desafio para o emprego formal", que visa discutir os impactos da digitalização nas formas tradicionais de comércio e emprego, e "Agenda 2030: promovendo os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)", que se foca em como o setor comercial pode contribuir para a realização destes objetivos globais.

Além disso, temas de crescente relevância como ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) e o papel das mídias sociais no comércio contemporâneo serão igualmente explorados, refletindo o compromisso do setor em se alinhar às melhores práticas de sustentabilidade e inovação.

Este encontro é uma oportunidade única para que líderes sindicais compartilhem conhecimento, estabeleçam novas parcerias e articulem estratégias que não apenas enfrentem os desafios atuais, mas também pavimentem o caminho para um futuro mais justo e sustentável para os trabalhadores do comércio em todo o país.

PROGRAMAÇÃO

ENCONTRO NACIONAL DOS COMERCIÁRIOS E COMERCIÁRIAS DA UGT

22 A 24 DE AGOSTO DE 2024

ECO CATARATAS HOTEL - FOZ DO IGUAÇU-PR

• 22/8(quinta-feira)
  • 16 horas
    Credenciamento

• 17 horas
    Abertura com autoridades

• 23/8(sexta-feira)
  • 8h30 horas
    Palestra: “E-Commerce e as Novas Tecnologias: Desafios para o emprego formal”
    Palestrante: Dra. Luiza Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza.
    Debatedores: João Pedro Periard, Secretário Nacional dos Comerciários da UGT e Amauri Mortágua, presidente da UGT-SP

• 10 horas

• 10h30
    Coffee-break

• 10h45
    Agenda 2030: Promovendo os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as Práticas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa): Isto é com Você!”
    Palestrante: Professor Lívio Giosa, Administrador de Empresas com Pós Graduação em "Business Administration" pela New York University.
    Debatedores: Leocides Fornazza, Secretário Nacional para questões de práticas antissindicais e Relações do Trabalho da UGT e presidente da FECEP – Federação dos Comerciários do Paraná e Iara Alvarenga Freire, Secretária Nacional da Criança e do Adolescente da UGT

• 12 horas
  • 12h30
    Intervalo para Almoço

• 14 horas
    Palestra: “Política, Democracia, Sindicalismo e o Financiamento Sindical”
    Palestrante: Deputado Federal Luiz Carlos Motta, presidente da CNTC e da Fecomerciários/SP
    Debatedores: *A definir

• 15h30

• 16 horas
    “O Trabalho aos domingos e seus reflexos para os comerciários”
    Palestrante: Dr. Sandro Lunard, Advogado e nomeado perito representante do Brasil e da América Latina no Comitê de Liberdade Sindical da OIT – Organização Internacional do Trabalho
    Debatedores: A definir

• 17 horas

• 17h30
    Intervalo Coffee-break

• 17h45
    ”A questão da Amazon”
    Palestrantes: Henry Oliveira - Representante da UNI GLOBAL e Ruben Cortina, Relações Internacionais da FAECYS – Federação de Empregados do Comércio e Serviços da Argentina e Secretário-Geral da Unicom.

• 18h30

• 19 horas
    Encerramento com a leitura e aprovação da “Carta de Foz do Iguaçu”

• 20h30
    Jantar de encerramento.

• 24/8(Sábado)
    Atividades Culturais e Recreativas.