UGT celebra o dia 30 de abril, Dia Nacional da Mulher

30/04/2024

No dia 30 de abril, o Brasil se veste de orgulho e gratidão para celebrar o Dia Nacional da Mulher, uma data que transcende a celebração para se tornar um marco de reflexão e reconhecimento do papel fundamental das mulheres na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Para a União Geral dos Trabalhadores (UGT), esta data não é apenas um dia para presentear ou prestar homenagens; é um dia para lembrar a todos a importância de continuar lutando pela igualdade de gênero, pelo respeito e pela valorização da mulher em todos os campos da vida.

O Dia Nacional da Mulher, instituído em homenagem a Jerônima Mesquita, reflete a força e a determinação de uma mulher que não apenas sonhou com um futuro melhor para as suas contemporâneas, mas que agiu para tornar esse futuro possível.

Jerônima, com sua visão, liderou o movimento feminista no Brasil e foi peça fundamental na criação do Conselho Nacional das Mulheres, além de fundar o Movimento Bandeirante, que visava ampliar o espaço das mulheres na sociedade, seja na educação, no trabalho ou na política. A data de seu nascimento, 30 de abril, foi escolhida para eternizar sua contribuição e inspirar as futuras gerações.

Celebrar o Dia Nacional da Mulher é reconhecer que cada passo dado pelas mulheres em direção à igualdade de direitos é um passo em direção a uma sociedade mais justa para todos. É entender que a luta feminina não beneficia somente as mulheres, mas toda a humanidade, ao promover valores como equidade, respeito e amor.

Portanto, neste dia 30 de abril, mais do que celebrar, é dia de reafirmar compromissos, de inspirar novas ações e de honrar todas as mulheres que, como Jerônima Mesquita, abriram caminhos e iluminaram a jornada para as gerações futuras.