UGT participa de Ato e Canto pela Vida

29/04/2024

No último domingo, 28 de abril, um evento de grande significado foi realizado na Praça Vladimir Herzog, situada no vibrante coração de São Paulo. Denominado "Ato e Canto pela Vida", o evento, que contou com roda de samba em alusão ao Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, marcou um momento de reflexão e homenagem a todos aqueles que perderam suas vidas devido a condições de trabalho inadequadas.

A escolha do local não foi aleatória; a praça, que homenageia um jornalista assassinado pela ditadura militar, simboliza a luta contínua por justiça e direitos humanos, oferecendo um pano de fundo poderoso para o evento.

Ricardo Patah e Cleonice Caetano, da União Geral dos Trabalhadores (UGT), marcaram presença, ressaltando a importância desta data.

Patah, presidente da UGT, enfatizou a necessidade de reflexão sobre a segurança no ambiente de trabalho, destacando que o trabalho deve ser uma fonte de desenvolvimento e prosperidade, não de mortalidade. Esta mensagem ressoou fortemente, lembrando a todos que a preservação da vida deve sempre ser a prioridade máxima.

Cleonice Caetano, vice-presidente da UGT, destacou o papel crucial do evento em fortalecer a união entre as centrais sindicais, movimentos sociais e o governo. Ela apontou que, mais do que um momento de luto, o "Ato e Canto pela Vida" serve como um chamado à ação para prevenir futuras tragédias.

Através da música e da solidariedade, o evento não apenas honrou aqueles que foram vítimas de acidentes de trabalho, mas também sinalizou um compromisso coletivo em direção a um futuro onde o trabalho seja seguro e digno para todos.

“Este ato, realizado em um lugar emblemático e cheio de história, reafirma o compromisso da sociedade em lutar por condições de trabalho justas e seguras, honrando a memória daqueles que perderam suas vidas no exercício de suas profissões”, disse Cleonice.