Inauguração da Exposição da Paulista Celebra uma Década com o tema

29/04/2024

Em um evento marcado por emoção e reflexão, a União Geral dos Trabalhadores (UGT) inaugurou a 10ª edição da Exposição da Paulista, trazendo à tona o tema "Trabalho e Luta". A escolha do tema não poderia ser mais apropriada, considerando o momento atual de desafios e conquistas no âmbito dos direitos trabalhistas e da luta por condições mais justas de trabalho.

Sob a liderança de Ricardo Patah, presidente nacional da UGT, a exposição se destaca como um marco na história da organização, evidenciando a importância da cultura como ferramenta de diálogo e transformação social.

Ao longo de uma década, a Exposição da Paulista se consolidou como um espaço de expressão e reflexão crítica sobre as dinâmicas entre capital e trabalho. Ricardo Patah enfatizou que a relação entre essas duas forças, quando filtrada pela cultura, adquire uma capacidade única de provocar reflexão e, consequentemente, fomentar mudanças significativas na sociedade.

Segundo ele, a exposição não apenas celebra as conquistas dos trabalhadores, mas também se estabelece como um pilar fundamental para a democracia, ao incentivar o debate e a conscientização sobre os desafios enfrentados pela classe trabalhadora.

A 10ª edição da Exposição da Paulista não é apenas uma celebração, mas um convite à reflexão e à ação. Ao abordar o tema "Trabalho e Luta", a UGT reforça seu compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores e com a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária. Este evento, portanto, não apenas marca uma década de existência da exposição, mas também reafirma a importância da cultura como meio de luta e resistência.

O evento cotou com a presença de Virgílio de Carvalho, diretor do nacional do SESTUR-Serviço Social do Turismo, Jorge Aparecido de Melo, 1º Secretário do Sindicato de Cargas Próprias, Marcos Milanez Rodrigues e Ricardo Martins da Silva, do Sintetel, Carlos Alberto Saraiva Nunes, Presidente do Sindgassp, e os diretores e diretoras do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, Josimar Andrade, Antonio Evanildo Rabelo Cabral, Alex Valdiere Eça Sales, Rosilania Correia Lima, Marinaldo Antonio de Medeiros, Manuel Correia e Maria das Graças da Silva Reis, João Carlos Gonçalves, Juruna - Secretário-Geral da Força Sindical, entre outras autoridades, militantes ugetistas e trabalhadores de diversos setores.

A Avenida Paulista, coração pulsante de São Paulo, é mais do que um mero caminho entre pontos A e B; é um espetáculo vivo. Segundo dados divulgados pela prefeitura, em apenas 30 dias de exposição, essa avenida emblemática testemunha o ir e vir de 1,5 milhão de almas todos os dias. Isso se traduz em 45 milhões de histórias, sonhos e destinos cruzados em um mês, um número que fascina tanto pela grandeza quanto pela diversidade que representa.

São pessoas dos mais variados cantos do mundo, cada uma com sua própria história, convergindo em um mesmo espaço, transformando a Paulista em um microcosmo da sociedade global. Essa efervescência humana é o que faz da Paulista não apenas uma avenida, mas um fenômeno cultural, um ponto de encontro de vidas que, mesmo em movimento constante, se entrelaçam por momentos, compartilhando o espaço, o ar, os sons e as vistas.

Diante disso, para os artistas que participaram da exposição, o trabalho se torna desafiador.

O artista Derlon, falou da sua experiência em participar da 10ª edição da exposição na Paulista, mergulhando em um desafio que vai além da criação artística, ressaltando a responsabilidade em abordar o tema Trabalho, numa exposição a céu aberto, na avenida símbolo da cidade de São Paulo e justamente na sua décima edição” Foi um momento que contribuiu muito para a gente como artista ter uma atenção maior na hora de elaborar e pensar sobre esse projeto, o que criou um peso simbólico de responsabilidade saudável sobre como desenvolver bem esse projeto”, disse.

Marcelo Cipis falou da grande visibilidade que a exposição dará as obras de arte, ressaltou o tema "Trabalho e Luta" como interessante e uma oportunidade ímpar para, por meio da arte promover reflexão. "É interessante a forma como compreendi o tema e como as pessoas vão interpretar meu trabalho para influenciar a sociedade, de ceta forma", explicou.

A exposição contou com a participação de um grupo de Maracatu, que realizou a apresentação artística da abertura da exposição que ficará disponível para apreciação 24 horas por dia, sete dias por semana de 28 de abril a 26 de maio, no trecho da ciclovia da Avenida Paulista, entre a Rua Augusta e a Alameda Campinas.