SIEMACO-SP e outras entidades participam neste domingo de Ato e Canto pela Vida

23/04/2024

Atividade, organizada por mais de 40 instituições, ocorre em São Paulo para chamar atenção da sociedade ao Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho

Neste domingo, 28 de abril, ‘Dia Mundial de Saúde e Segurança no Trabalho’, o SIEMACO São Paulo participa de um grande evento, em que o espaço público será ocupado pela sociedade para relembrar os mortos, os acidentados e os adoecidos pelo trabalho. Mas não só isso, será também um dia de luta pela vida.

O Ato e Canto pela Vida, organizado por mais de 40 entidades, acontece a partir das 11h, na Praça Vladimir Herzog, no Centro de São Paulo, para celebrar o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho.

A data foi instituída pelo movimento internacional de trabalhadores e remete a morte de 78 pessoas que trabalhavam em uma mina nos Estados Unidos, após uma explosão, em 28 de abril de 1969.

Passados 55 anos, trabalhadores e trabalhadoras continuam se acidentando, adoecendo e morrendo: estima-se que, a cada 15 segundos, uma pessoa morre no mundo por acidentes de trabalho. No Brasil, a cada 50 segundos, um acidente de trabalho é notificado. Esses números são destacados pelo Manifesto do Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho – Ato e Canto pela Vida – Basta de sofrimento e morte!, assinado por dezenas de instituições, entre elas o SIEMACO-SP.

Segundo o Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho, entre 2012 e 2022, 6.774.543 acidentes do trabalho foram notificados no país, o que gerou 2.293.297 afastamentos acidentários. Esses acidentes resultaram em 25.492 mortes, equivalentes a aproximadamente a uma morte a cada 3 horas e meia. Os dados abrangem apenas os acidentes registrados junto ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), deixando de fora todos os ocorridos com trabalhadores sem registro formal em carteira e com os servidores públicos estatutários.

Ato e Canto pela Vida

Programação especial do tradicional encontro gastronômico cultural “Todo mundo tem que falar, cantar e comer!”

11h – Encontro e reencontro dos participantes, familiares e entidades;

12h – Apresentação musical com o cantor Paulinho Timor, trazendo o Samba do Trabalhador;

13h – Ato em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho;

Simultaneamente: Almoço no sistema “Quem pode, paga, quem não pode, pega”; e realização de uma obra coletiva com a marca das mãos dos participantes.

Local: Praça Vladimir Herzog e Centro Cultural a Céu Aberto Elifas Andreato, localizado na Rua Santo Antônio, 33, ao lado da Câmara Municipal de São Paulo e perto da estação Anhangabaú do Metrô.

Saiba mais sobre o manifesto e conheça as 40 entidades que o assinam