UGT terá 19 representantes na 112ª Conferência da OIT

22/04/2024

Uma comitiva composta por 19 dirigentes sindicais da União Geral dos Trabalhadores (UGT) irá participar da 112ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que será realizada em Genebra, na Suíça, entre os dias 3 a 14 de junho. Na semana passada, Lourenço Prado, secretário de relações internacionais da UGT, promoveu uma reunião com os dirigentes da UGT que vão participar do evento na condição de delegados e observadores, destacando a importância de participação de cada um e dos temas que serão discutidos.

A UGT vê na Conferência da OIT, onde governo, empregadores e sociedade civil se reúnem para tratar de temáticas de interesse da classe trabalhadora, uma oportunidade de fortalecer os direitos da classe junto a construções de políticas públicas, a partir da participação dos representantes dos trabalhadores. Isso porque a OIT é o principal órgão das Organizações das Nações Unidas (ONU), onde, através de normas, são debatidas e ratificadas convenções pertencentes às lutas do movimento sindical.

As consequências da crise financeira econômica mundial, que o mundo enfrenta pós pandemia e que se reflete hoje no desemprego de milhões de trabalhadores, além do avanço da Inteligência Artificial, que da mesma forma ameaça milhões de empregos no mundo, serão temas abordados pelos delegados da UGT durante o evento.

“Empregos Verdes e Trabalho Decente”. São novas realidades que precisam ser debatidas e reestruturadas tanto nas medidas governamentais, dos empregadores e da classe trabalhadora, que é a base, junto à juventude, para a construção de uma nova ordem mundial.

O presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, lembra que a atuação dos dirigentes da UGT nas Conferências da OIT sempre contribuíram para qualificar os debates e que esse ano tendo à frente Lourenço Prado não será diferente. “A UGT tem grande participação nos debates internacionais envolvendo a classe trabalhadora. Temos relações com sindicatos internacionais onde buscamos construir projetos de interesse global dos trabalhadores. É essa experiência que vamos levar para a 112ª conferência da OIT" diz Patah.