UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

SINTETEL participa da Apresentação do 1º Relatório Nacional de Transparência da Igualdade Salarial


25/03/2024

Nesta segunda-feira, 25/03, o SINTETEL e a FENATTEL participaram do evento com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, em Brasília, para a apresentação do Primeiro Relatório Nacional de Transparência da Igualdade Salarial. 


Maria Edna Medeiros, dirigente do SINTETEL e Secretária da Mulher da FENATTEL, representou as entidades no evento. 


As empresas com 100 ou mais funcionários com carteira assinada fizeram a entrega do documento Via Portal Brasil. O envio desse relatório de transparência salarial terminou no último dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher e faz parte do histórico de lutas por igualdade. Os dados são divulgados juntamente com os dados do e-Social e são utilizados para verificação de diferenças salariais entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo.


As organizações que apresentarem diferenças deverão criar um plano de ação para solucionar as diferenças e terão 90 dias para enviar o planejamento. Sendo que não há previsão de multa nesse cenário.


O Ministério do Trabalho vai fiscalizar as empresas, as mesmas devem divulgar seus relatórios nas redes sociais e site oficial, conforme legislação aplicada. O não compartilhamento prevê multa de 3% da folha de salários. E esse envio de informações passou a ser obrigatório em julho do ano passado. 


Tanto o Ministério das Mulheres, quanto o Ministério do Trabalho explicam que os dados compilados no envio dos relatórios serão percentuais e não são informados dados, cargos e salários dos profissionais, por conta da lei de proteção de dados. O que contrapõe o pedido das confederações nacionais, da Indústria e a de Bens, Serviços e Turismo, que ingressaram no STF (Supremo Tribunal Federal) com uma ação que questiona trechos da Lei da Igualdade Salarial. 


Lembrando que o Decreto 11.795/23, que estabelece a obrigatoriedade de igualdade salarial entre mulheres e homens, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ano passado, sendo um marco importantíssimo na luta por igualdade.


SINTETEL sempre na luta em defesa da classe trabalhadora!





logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.