UGT participa de ato em defesa da Justiça do Trabalho

29/02/2024

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) participou ativamente do ato nacional em defesa da Justiça do Trabalho, realizado no Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, na Barra Funda, em São Paulo. No dia 28 de fevereiro de 2024, os sindicatos afiliados à UGT, como os Comerciários de São Paulo, Motoboys de São Paulo, Motoristas de Aplicativos de São Paulo, juntamente com associações civis organizadas, estiveram presentes para expressar a importância de uma justiça do trabalho forte, autônoma e independente.

A presença da UGT e de seus sindicatos filiados nesse evento demonstra a união e a luta contínua pela defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

A mensagem enfatizada durante a manifestação ressalta que sem uma justiça do trabalho sólida, capaz de garantir autonomia e independência, a democracia fica fragilizada no que diz respeito aos direitos trabalhistas.

A mobilização dessas entidades e associações reflete a importância de proteger e fortalecer os pilares fundamentais do mundo do trabalho, visando assegurar condições dignas e equitativas para todos(as) os(as) trabalhadores(as).

Josimar Andrade, diretor do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, ressaltou a importância da Justiça do Trabalho em garantir os direitos e a proteção dos trabalhadores. “A Justiça do Trabalho desempenha um papel fundamental na resolução de conflitos trabalhistas, assegurando que os trabalhadores sejam tratados com justiça e equidade. Além disso, ela contribui para a manutenção de um ambiente de trabalho saudável e colaborativo, promovendo a harmonia nas relações entre empregados e empregadores”, disse.

Andrade enfatizou que a atuação da Justiça do Trabalho é essencial para a defesa dos direitos trabalhistas conquistados ao longo dos anos e para a garantia de condições dignas de trabalho. Através de seus mecanismos legais, a Justiça do Trabalho busca assegurar o cumprimento das leis trabalhistas e a proteção dos trabalhadores contra possíveis abusos. Portanto, seu papel é fundamental na promoção da justiça social e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

“É importante reconhecer a relevância da Justiça do Trabalho e o trabalho desempenhado pelos sindicatos em defesa dos direitos trabalhistas. A atuação conjunta dessas instituições é essencial para garantir que os trabalhadores sejam tratados com respeito e dignidade, contribuindo para a construção de um ambiente de trabalho mais justo e humano”, concluiu Josimar.