Movimento Negro Unificado debate participação do BB durante o período da escravidão no Brasil

23/01/2024

Na noite desta segunda-feira (22/01), Ana Cristina, secretária Nacional da Diversidade Humana da União Geral dos Trabalhadores (UGT) participou, a convite do Movimento Negro Unificado, de reunião para tratar sobre o inquérito e reparação do Banco do Brasil (BB) na participação da Escravidão Brasileira.

Segundo Ana Cristina, é importante revisitar momentos históricos como forma de refletir, sobre o que aconteceu, para que nunca mais volte a acontecer.

A participação de empresas e instituições no sistema escravista brasileiro é um tema que tem sido debatido com mais frequência nos últimos anos, e é importante que haja discussões e ações para responsabilizar e reparar os danos causados.

A UGT tem se posicionado a favor de uma investigação mais profunda e da adoção de medidas concretas para reparar as injustiças cometidas no passado.

“É um momento importante para discutir o que foi o período da escravidão no Brasil, refletir sobre o princípio da dignidade da pessoa humana, visando evitar que outros casos de escravidão ocorram, além de buscar reparação para os danos causados por esse período tão doloroso da nossa história”, concluiu Ana.