A UGT PARTICIPA DE IMPORTANTE CONFERÊNCIA TEMÁTICA DE TRABALHADORES DA CULTURA, COM A MINISTRA DA CULTURA MARGARETH MENEZES

23/01/2024

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) celebra o sucesso da Conferência Temática de Trabalhadores da Cultura, evento realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), que está acontecendo em São Paulo, no Sesc 14 Bis, entre os dias 22 e 24 de janeiro, antecedendo a 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ªCNC).

O evento contou com a destacada participação da Ministra da Cultura, Margareth Menezes e da Vice-presidenta Nacional da UGT, Cleonice Caetano Souza.

A conferência representa um marco importante ao abordar temas cruciais para os profissionais da cultura. O encontro, que aconteceu presencialmente, trouxe à tona discussões relevantes sobre os desafios enfrentados pelos trabalhadores da cultura e as soluções necessárias para fortalecer esse setor vital para a sociedade. Foi lançada a plataforma de cursos online – Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação ArMs2ca, Técnica e Cultural - ESCULT. O nome é uma homenagem ao importante artista, militante da cultura e do movimento negro no Brasil. Por meio dela, serão disponibilizados cursos livres, de formação inicial e continuada (FIC) e de pós-graduação relacionados às áreas técnicas do fazer cultural.

A participação de Cleonice Caetano Souza, foi reconhecida por sua expertise e comprometimento com as questões que afetam os trabalhadores, destacando a importância da representação sindical na defesa dos direitos e interesses dessa classe trabalhadora.

Além disso, a Ministra Margareth Menezes, expressou sua satisfação com a presença da UGT no evento, reconhecendo a relevância dos sindicatos na promoção do diálogo construtivo e na busca por soluções que beneficiem os trabalhadores e as trabalhadoras da cultura. “É desse lugar que nós vamos poder defender o nosso setor, onde vamos poder ter agora a oportunidade de fazer as correções e, principalmente, abertos ao diálogo e à colaboração. É muito importante a gente compreender que o MinC é o lugar do trabalhador e da trabalhadora da Cultura, é o lugar de acolhimento dessas pautas”.

Uma notícia especialmente positiva foi o convite feito à Cleonice para participar da etapa nacional da conferência, a 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ªCNC), que ocorrerá em Brasília de 4 a 8 de março.

Esse convite demonstra o reconhecimento da UGT como uma entidade comprometida e atuante na defesa dos interesses dos trabalhadores.

A UGT enxerga esse evento como uma oportunidade crucial para fortalecer laços, trocar experiências e consolidar a representação dos trabalhadores da cultura no cenário nacional. Estamos entusiasmados com o prospecto de contribuir ainda mais para a promoção de condições dignas e justas para todos os profissionais que desempenham um papel fundamental no enriquecimento da nossa cultura.

Aguardamos com expectativa a continuação deste evento e os desdobramentos da participação da UGT na etapa nacional, reforçando nosso compromisso contínuo com os direitos e bem-estar dos trabalhadores e das trabalhadoras da cultura.