UGT lança cartilha para a construção de um ambiente de trabalho mais inclusivo

12/12/2023

A Secretaria para Assuntos da Diversidade Humana da União Geral dos Trabalhadores (UGT) realizou, no dia (07/12), em São Paulo, o lançamento da cartilha da Campanha Nacional da Inclusão de Cláusulas nos Acordos coletivos e Convenções de Trabalho, atividade que buscou dar mais publicidade as ações sindicais que têm como foco a inclusão social e a diversidade.

O evento, que ocorreu de forma hibrida, reuniu dirigentes sindicais de todo o país, presencialmente e virtualmente, para um bate papo visando incentivar a inclusão de temas sobre a erradicação de todas as formas de racismo, violência, discriminação, homofobia, Assédios moral e sexual nas convenções coletivas dos sindicatos filiados a UGT.

Ricardo Patah, presidente nacional da UGT participou do evento e ressaltou as ações da central para a construção de um ambiente de trabalho mais inclusivo.

O líder ugetista lembrou do pioneirismo do Sindicato dos Comerciários de São Paulo que, em 2004, foi pioneiro em conseguir incluir em Convenção Coletiva uma cláusula de cotas para uma empresa privada. “

Segundo Ana Cristina, secretária Nacional da Diversidade Humana da UGT, esta cartilha foi elaborada com o intuito de incentivar o diálogo, fomentando a criação de ambientes mais inclusivos na relação capital e trabalho. “Esta é a luta da UGT contra todas as formas de discriminação, seja o racismo, a homofobia, a transfobia, a gordofobia, os assédios (moral e sexual), entre outros”, disse Cristina.

“Esta é uma campanha que revela o quanto se tem avançado nas discussões em torno da questão racial, de gênero e de orientação sexual no Brasil”, concluiu Ana.

O evento contou com a participação de Cleonice Caetano, vice-presidente da UGT, Amauri Mortágua, presidente da UGT-SP, Marcia Adão, secretária Geral do SIEMACO, Leonora Áquilla, Léo Áquilla, da Coordenação de Políticas para LGBTI+ da prefeitura de São Paulo, Fabiana Campelo, técnica do DIEESE e Cátia Aparecida Laurindo, diretora de Promoção da Igualdade Racial e Gênero da Nova Central.