Comitiva brasileira e representantes sindicais discutem avanços durante a COP 28

11/12/2023

O presidente da CONTEC e secretário de Relações Internacionais da UGT, Lourenço Prado, se encontrou nesta sexta-feira (8), com parte da delegação brasileira, em Dubai. Esteve reunido com o embaixador e secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Brasil, André Aranha Corrêa do Lago. E ainda, o secretário de Meio Ambiente da UGT, Zé Francisco, o vice-Presidente da CSI, Antonio Lisboa, o assessor dele, Fernando e demais representantes da Confederação. As lideranças conversaram sobre a expectativa para a COP30, que será realizada em 2025, em Belém-PA.

“Nós conversamos sobre a necessidade de implementação de políticas para a redução de emissão de gases que provocam o efeito estufa e as relações da economia verde com o trabalho no Brasil. Seguimos avanço nos debates e esperançosos por um texto final produtivo, efetivamente, levando em consideração expressa o fator do trabalho e dos trabalhadores, no processo de negociações extramamente complexas, com diversos países, portadores de visões diferenciadas”,disse o Presidente Lourenço Prado.

A CONTEC reforça a todos, os objetivos da COP 28:

1. Avaliação global sobre o progresso dos países membros na implementação do Acordo de Paris;

2. ⁠formulação de estratégias de adaptação climática;

3. ⁠elaboração de um Programa de Trablho voltado à mitigação dos impactos climáticos.