UGT-BA participa da implantação de Núcleo Territorial da Agenda Bahia do Trabalho Decente em Senhor do Bonfim

07/12/2023

A UGT-BA marcou presença na implantação do Núcleo da Agenda Bahia do Trabalho decente, em Senhor do Bonfim. A Agenda do Trabalho Decente é constituída de nove eixos prioritários: erradicação do trabalho infantil; erradicação do trabalho escravo; saúde e segurança do trabalhador; promoção da igualdade da pessoa com deficiência (PcD); promoção de igualdade de gênero e raça; trabalho doméstico; juventude; serviço público e emprego e trabalhos verdes.

O encontro que ocorreu ontem (06) teve como objetivo implantar um núcleo territorial para difundir os princípios do trabalho decente e obter contribuições para elaboração de políticas públicas, em observância ao contexto territorial, visando o enfrentamento às condições de trabalho indignas. Todos os 27 territórios de identidade da Bahia serão contemplados com um núcleo, integrando a Rede da Agenda Bahia do Trabalho Decente. O evento contou com a presença de Deputados, lideranças políticas, líderes de movimentos sociais, representantes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e dirigentes sindicais de entidades filiadas à UGT, dentre elas o SISMUSB, SINPOM e SISPON, e o Sindicato dos Comerciarios.

No Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru foram eleitos dois coordenadores regionais, sendo um deles o Vice-Presidente da UGT-BA, Lúcio Sá, representando o movimento sindical.