Delegação da UGT participa da COP28

06/12/2023

Delegação da União Geral dos Trabalhadores (UGT) está em Dubai, Emirados Árabes Unidos, participando conferência das Nações Unidas sobre o clima (COP 28).

Zé Francisco, secretário nacional do Meio Ambiente da UGT e Lourenço Prado, secretário de Relações Internacionais da UGT estão juntamente com a delegação sindical internacional, CSA/CSI e a delegação oficial do Brasil para participar de discussões relacionadas ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Em meio aos efeitos mundiais das mudanças climáticas, a UGT tem acompanhado discussões sobre a necessidade de medidas urgentes e efetivas para conter os crescentes eventos climáticos extremos.

“O Brasil está no centro das discussões relacionadas ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Estamos empenhados em discutir e aprovar medidas práticas a curto-médio prazo, a fim de impactar positivamente a economia verde e a geração de novos empregos.” disse Lourenço Prado.

Segundo Zé Francisco, a UGT e a CSI estão discutindo, junto aos governantes, para que incluam a posição dos trabalhadores no texto sobre transição energética justa, que é o conceito da mudança gradual de matrizes energéticas poluentes.

O evento, que desde o dia 30 de novembro reúne representantes de, aproximadamente 200 países, e encerrará no dia 12 de dezembro.