UGT realiza Encontro Regional Sul - PR, SC e RS

04/12/2023

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) realizou, nesta segunda-feira (04/12), o Encontro Regional Sul - PR, SC e RS, que aconteceu em Foz do Iguaçu, Paraná e reuniu líderes ugetistas de todo o Brasil.

Ricardo Patah, presidente nacional da UGT compareceu ao evento que teve o objetivo de promover uma reflexão sobre o ano de 2023, planejar as atividade para 2024 e debater, de maneira aprofundada, sobre ESG (Environmental, Social and Governance), que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa.

Segundo Patah o momento não poderia ser mais apropriado para a realização de uma evento dessa magnitude, uma vez que neste instante acontece em Dubai, Emirados Árabes, a COP 28 (conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) que conta com grande comitiva ugetista. “Este é o momento certo para falar de sustentabilidade. No Brasil, graças ao empenho do governo federal em aumentar a fiscalização os crimes ambientais vêm reduzindo, ainda está alto, temos muito que remar ainda, mas já é um grande avanço, se comparado aos últimos quatro anos”.

Além disso Patah a melhora significativa da qualidade de vida da população. “Os ânimos já não estão exaltados, como víamos, o país vive bons momentos econômicos refletidos em geração de emprego, investimentos estrangeiros e um conjunto de fatores que já fazem estimar que o Brasil deve se tornar a 9ª maior economia do mundo ainda este ano, segundo FMI”.

Outro ponto abordado pelo líder ugetista foi em relação ao movimento sindical, as mudanças que estão ocorrendo e o custeio das entidades.

A mesa de abertura do encontro contou com a presença do vice-presidente e do secretário de financias da central nacional, respectivamente, Roberto Santiago e Moacyr Pereira, Manassés Oliveira, presidente da UGT-PR, Waldemar Shultz Júnior (Mazinho), presidente da UGT-SC e Norton Jubelli Rodrigues, presidente da UGT- RS, assim como autoridades e presidentes ugetistas de diversos estados da federação.

Entre os temas abordados no encontro estava o novo modelo de custeio do movimento sindical, introdução sobre o “S’ do ESG e palestra sobre Geração T, entre outros.