SIEMACO-SP e entidades patronais inauguram o CECAF, um dos mais importantes centros técnicos de Limpeza Profissional do Brasil

04/12/2023

“Hoje, inauguramos uma referência única no setor de Asseio e Conservação. E acredito que seremos um dos maiores centros de formação profissional do país.” Com esta fala, o presidente do SIEMACO São Paulo, André Santos Filho, inaugurou, nesta sexta-feira (01/12), o Centro de Treinamento, Capacitação e Formação do Setor de Asseio e Conservação (CECAF), um espaço inédito de qualificação de profissionais, que tem o SIEMACO-SP, a Abralimp (associação do mercado de Limpeza) e o SEAC-SP (sindicato patronal do Asseio) como mantenedores do projeto, unindo forças entre empresas, indústria e trabalhadores para fortalecer a área da limpeza profissional na capital.

Com casa cheia, diversas lideranças políticas e sindicais, inclusive todo o corpo diretivo e muitos funcionários do SIEMACO-SP, prestigiaram o novo espaço, que fica no bairro dos Campos Elíseos, região central da capital, com fácil acesso ao metrô e ônibus. O CECAF conta com uma estrutura de 1.000m², dividida em dois andares totalmente climatizados, estrutura moderna e equipamentos específicos de ponta, mais de 60 cursos e treinamentos gratuitos, entre eles idiomas, informática, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e preparatório para o Enem.

“Nosso foco é investir em qualificação, mas também dar mais perspectiva para que busca mudar de vida. Todos os alunos terão o apoio necessário para buscar novas oportunidades no mercado de trabalho. Tudo o que colocamos desenvolvemos é para fazer jus à confiança que as nossas categorias depositam no nosso trabalho. E entregar uma estrutura como o CECAF faz parte do compromisso do SIEMACO São Paulo”, completou André.

No descerramento da placa inaugural do CECAF, junto ao presidente do SIEMACO-SP, estava o Diretor Tesoureiro da entidade, Moacyr Pereira, que também preside a CONASCON, além do presidente da FEMACO, Roberto Santiago, confederação e federação que representam a categoria nacionalmente e no estado de São Paulo respectivamente. “Queremos que mais pessoas busquem novas oportunidades. Se quiserem, que cursem uma faculdade e cresçam ainda mais. O Brasil precisa de mais médicos, engenheiros, professores, dentistas, advogados vindos da periferia, que essas pessoas sejam visibilizadas e mostrem seu valor a cada dia”, disse Santiago.