UGT realiza 35ª Reunião Plenária da Executiva Nacional

28/11/2023

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) realizou, na manhã desta terça-feira (28/11), a 35ª Reunião Plenária da Executiva Nacional.

O encontro, que ocorreu de maneira híbrida, presencial e remota. Participaram dirigentes ugetistas de todos os estados da federação e das mais diversas categorias profissionais representadas pela central.

Ricardo Patah, presidente nacional da UGT agradeceu a participação de todos e todas, ressaltou que apesar de atualmente o Brasil ser administrado por um governo democrático e que foi apoiado pela grande maioria dos movimentos sindicais e sociais, a organização da classe trabalhadora não pode baixar a guarda, uma vez que o Congresso Nacional é composto por bancadas que são avessas as lutas trabalhistas.

Entre as pautas discutidas durante a reunião destaca-se a criação do Departamento de Refugiados e do Imigrante da UGT, uma pauta de extrema importância e que fortalece a atuação da central que, exercendo um sindicalismo cidadão, ético e inovador, busca que a sociedade brasileira seja mais justa e igualitária.

Outros temas abordados na reunião foram o custeio sindical, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o Julgamento pelo STF da ação de correção do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o papel da UGT ante as práticas nas entidades sindicais da ESG (Ambiental, Social e Governança).

Os (as) líderes ugetistas aprovaram as contas da entidade e a previsão orçamentária para o exercício de 2024.