UGT-SE "Fortalecendo o Trabalhador: Sindicalismo para Prosperidade Sustentável"

23/11/2023

Em 2020, a União Geral dos Trabalhadores no Estado de Sergipe (UGT-SE) deu início ao projeto "Fortalecendo o Trabalhador: Sindicalismo para Prosperidade Sustentável", como objetivo fortalecer a classe trabalhadora por meio do movimento sindical, promovendo um crescimento econômico inclusivo e sustentável.

A ação busca garantir empregos decentes, desenvolver infraestrutura resiliente, apoiar a industrialização inclusiva e sustentável, e incentivar a inovação. Além disso, trabalha para tornar as cidades mais inclusivas, seguras e sustentáveis, proporcionando benefícios diretos e indiretos para os trabalhadores e suas comunidades.

O projeto atendo a três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da, ONU (Organização das Nações Unidas). ODS 08: Procura por empreender um crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, com uma economia de emprego pleno e decente para todos; ODS 9: Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação; ODS 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

“Esta prática é de extrema relevância para a sociedade, pois visa garantir empregos dignos, estimular o crescimento econômico sustentável e promover a inclusão social. Além disso, contribui para a construção de cidades mais seguras e resilientes, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos e fortalecendo a classe trabalhadora como um todo”, disse Ronildo Almeida, presidente da UGT-SE.

Segundo Ronildo o projeto enfrenta obstáculos, principalmente a resistência de certos setores econômicos à regulação trabalhista. “Há necessidade de superar desafios políticos e a promoção da conscientização sobre a importância do sindicalismo e da economia inclusiva”, explicou.

Resultados da ação, nos últimos dois anos, foi de um aumento na sindicalização, bem como a promoção de empregos mais seguros e justos. A prática também levou ao fortalecimento de relações trabalhistas mais equilibradas, contribuindo para um ambiente econômico mais estável.