Política e o Plano Nacional de Cuidados é tema de roda de conversar

13/11/2023

Maria Edna Medeiros, Secretária Adjunta na Secretaria Nacional da Mulher da UGT e Nacional da Mulher da Fenattel participou, na tarde do dia 07/11, uma roda de escuta e diálogo sobre a Política e o Plano Nacional de Cuidados, com a companheira Rosane Silva - Secretária Executiva de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, do Ministério das Mulheres.

O evento aconteceu após a reunião do GTI (Grupo de Trabalho Interministerial) de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens.

Rosane Silva falou sobre o tema do cuidado ter um grande destaque na mídia nesta semana, após cair como redação e algumas outras questões na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além de Rosane, a reunião contou uma coordenação conjunta com Laís Abramo, Secretária Nacional de Cuidados e Família, no Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, que explicou os objetivos e a construção da Política Nacional de Cuidados, de garantir o direito ao cuidado a todas as pessoas que dele necessitem e trabalho decente para os profissionais da área são princípios que norteiam a missão da Secretaria, inédita na estrutura do Governo Federal.

“A gente considera que o cuidado deve ser entendido como um direito de todas as pessoas ao longo do seu ciclo de vida e também como um bem público” – disse Lais Abramo.

Houve vários desdobramentos de articulações realizadas desde o início do ano, e o GTI (Grupo de Trabalho Interministerial) foi lançado no fim de maio e envolve um total de 17 ministérios e três órgãos públicos. O grupo interministerial terá a missão de formular um diagnóstico sobre a organização social dos cuidados no Brasil, identificando as políticas, os programas e os serviços já existentes. E nós, mulheres trabalhadoras das centrais sindicais, fomos convidadas a participar do debate e construção, através do GTI de Igualdade Salarial.

“A Secretária Laís Abramo, colocou de forma clara, que o futuro das mudanças que queremos ver no Brasil, passa pelas novas gerações, então, por isso vimos um tema importantíssimo ser objeto de reflexão para a juventude, na prova do ENEM, mas não é só isso, os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado, realizado por mulheres no Brasil, precisa ser pautado e o papel do Estado é fundamental.”,  disse Maria Edna Medeiros.

“Já tentou fazer as contas dos custos com os serviços domésticos e quanto você economiza? Vamos valorizar quem está em suas casas cumprindo um papel importantíssimo com os cuidados?”, compartilhou um desafio a secretária ugetista.

Enquanto Centrais Sindicais precisamos colocar em pauta nas negociações coletivas as questões das discriminações no local de trabalho, inserir a política dos cuidados e também das creches em período integral, além da autonomia econômica e estratégias de emprego e aposentadoria.

“E reforçamos o debate sobre a ratificação da Convenção 156 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sobre as Responsabilidades Familiares Compartilhadas, além da Convenção 190, sobre eliminação da violência e o assédio no mundo do trabalho,  porque além de ratificar precisamos mudar a cultura e conscientizar a população, através de nossas categorias de representação sindical,” finaliza Maria Edna Medeiros.