SINDCONAM-SP se filia a UGT

03/10/2023

O Sindicato dos Condutores de Ambulância do Estado de São Paulo (SINDCONAM-SP) formalizou, sexta-feira (29/09), sua filiação a União Geral dos Trabalhadores (UGT).

Ricardo Patah, presidente da UGT e Alex Douglas, presidente do SINDCONAM-SP, reforçaram que a vinda da categoria condutora de ambulância para a Central fortalece o quadro ugetista e amplia a atuação do Sindicato em temas caros para os (as) trabalhadores (as), como o projeto de Lei 2336/2023, que trata da regulamentação da profissão de Condutor de Ambulância.

Segundo Alex, esse projeto estava na Comissão de Trabalho, de onde já passou e atualmente está na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), de onde será encaminhado para o Senado. “Queremos celeridade nessa tramitação, pois esse é um projeto que está ai desde 2015. Um projeto que regulamenta a profissão e traz o (a) condutor (a) de ambulância para a área da saúde, trazendo a obrigatoriedade de todos os empregadores, registrar os trabalhadores de forma correta nas suas carteiras de trabalho”.

Alex reforça a importância em acelerar a tramitação, uma vez que atualmente, como não há uma regulamentação, os (as) trabalhadores (as) não são cadastrados corretamente no Cnae (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), sendo assim, os empregadores cadastram de qualquer forma e pagam o que lhes é conveniente.

Além disso, a categoria reivindica também a tramitação do projeto 2511/2023, que trata do piso nacional dos condutores de ambulância, que ainda não tem valores, uma vez que o Sindicato fará o pedido para a Comissão de Trabalho solicitar a Receita Federal um levantamento por estado para saber qual é o maior piso salarial dos (as) condutores, para que ninguém receba menos que 90% dos maiores salários em cada estado.

“Essa é a nossa proposta, ao invés de apresentar um valor, o governo nos dá a estimativa”, concluiu Alex.