Patah participa do 28º Congresso Sindical Comerciário

22/09/2023

Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT) participou, na manhã desta sexta-feira (22/09), do 28º Congresso Sindical Comerciário, realizado pela Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários), no Centro de Lazer dos Comerciários, em Praia Grande.

O evento, que contou com a presença do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, reuniu representantes de sindicatos de comerciários de todo o estado de São Paulo para debater o tema “O Novo Sindicato: Mais Forte, Mais Representativo”.

Patah enfatizou as profundas mudanças que o correram no movimento sindical a partir da reforma trabalhista de 2017, reforçando que agora, as centrais sindicais juntamente com o governo federal poderão corrigir distorções e fortalecer a organização da classe trabalhadora.

“Para olhar o futuro do sindicalismo, é necessário dar uns paços para trás, observar as mudanças constantes e profundas que estão ocorrendo no mercado de trabalho, os ataques que o movimento sindical vem sofrendo para, somente a partir desse levantamento, podermos nos reorganizar como instituições fortes e representativas que somos”, disse Patah.

O líder da UGT explicou que a central vem buscando esse objetivo de forma concreta, tanto que lançou, no dia 19 de setembro, a campanha nacional Geração T, visando a nova geração de trabalhadores do nosso país.

Segundo Patah, a campanha abre um diálogo com esses trabalhadores e trabalhadoras que estão entrando no mercado de trabalho ou que já estão trabalhando, mas que se fazem distantes dos seus sindicais. “Muitas dessas pessoas desconhecem a atuação dos sindicatos. Às vezes, dependendo da categoria, esses (as) trabalhadores (as) recebem no seu local de trabalho um café da manhã, água potável, tem banheiros limpos e/ou vestiários, local adequado para descanso e desconhecendo que tudo isso foi fruto da luta sindical”.

O Coordenador-Geral do Congresso, presidente da Federação, Luiz Carlos Motta, salientou que o evento, que reúne dirigentes, assessores e funcionários dos Sindicatos filiados à Fecomerciários é um produtivo e importante fórum de debates.